São Paulo, quinta-feira, 05 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Para não esquecer

SONINHA
COLUNISTA DA FOLHA

O Brasileiro, a dois fins de semana do encerramento, já deixa uma boa lista de lembranças... E de esquecimentos.
Quem se lembra do Guarani de Jair Picerni, que começou tão bem a temporada, da Ponte Preta, que na última rodada chegou a estar entre os oito classificados (!), do Cruzeiro superando as turbulências com Luxemburgo, do Vitória e seu bom ataque (mais gols marcados do que cinco dos classificados à segunda fase), do Goiás e sua bela recuperação?
Quem se lembra do Paysandu, um de nossos representantes na Libertadores, que, como Figueirense, Internacional, Flamengo e Bahia, muitos já viam na segunda divisão? Quem fala hoje no Vasco, que nos últimos anos, por bem ou por mal, foi um dos times mais comentados do Brasil? No Atlético-PR, (ainda) o atual campeão? No São Caetano, que por um triz não foi para Yokohama tentar marcar o Ronaldo e dar um nó no Hierro? Quem ainda se lembra do Dimba, que terminou o campeonato com 17 gols e ajudou a derrubar o Coritiba?
São muitas histórias, muitos dramas e glórias, das quais mal nos lembramos agora. Que dirá daqui a alguns anos...
Um exemplo de esquecimento instantâneo: bastou o São Paulo perder para o Santos para que muitos dissessem que houve uma "falsa idéia" de que o time tricolor era muito bom. Falsa nada! O São Paulo cansou de dar espetáculo, fez 30 pontos nos últimos dez jogos, tinha atletas de frente excepcionais e fez oito gols a mais do que o segundo melhor ataque da fase inicial (do Atlético-MG).
Mas perdeu para o outro time que, embora tenha se classificado por um triz, também deu show nesta temporada. As duas derrotas seguidas não significam que o futebol do São Paulo era "invenção da imprensa", como eu ouvi de torcedores (de outros times e do próprio São Paulo!).
Eu espero não esquecer tão cedo das boas revelações (a seleção olímpica promete!), do papel importante de alguns veteranos, do trabalho sério e competente de técnicos e de muitos jogos fantásticos. O futebol brasileiro resiste!

 
Agora os problemas: a venda de ingressos para as semifinais foi tumultuada mais uma vez.
Na segunda-feira já havia filas enormes diante dos guichês do Pacaembu, mas os ingressos para Corinthians x Flu só seriam vendidos a partir de terça. Só podia dar confusão... Por que a venda não começou antes? Bem antes, aliás, já que o jogo estava marcado desde quarta passada?
No Rio, segundo os jornais, foram vendidos mais de 70 mil ingressos antecipados para Flu x Corinthians, mas só 56.760 pagantes compareceram. Querem me convencer que umas 8.000 pessoas compraram ingresso e não foram ao jogo, e que os cambistas tinham uns 8.000 ingressos na mão? Então tá, e quem conta os que pularam a roleta?
O horário do jogo no domingo é palhaçada. Um atentado à saúde dos jogadores, árbitros, jornalistas, torcedores etc.
Eis um sonho. Os 44 atletas dos times semifinalistas convocam a imprensa e dizem: "Por motivo de força maior [a sensatez], comunicamos que não entraremos em campo antes das 17h. O Faustão pode começar às 16h". Seria lindo ver adversários unidos por uma causa comum. Seria como se a Marta e o Alckmin se reunissem imediatamente para falar sobre as enchentes em São Paulo.

Vai cair?
Na rua João da Cruz Melão, na frente do estádio do Morumbi, há uma boca-de-lobo arrebentada, um buraco feio que convida a um acidente. Reclamei com a Regional, pediram até o RG da calçada, mas até agora nada.

Esporte 2 x 0 Cinema
A Federação Palestina de Futebol consta dos registros da Fifa, assim como o Comitê Olímpico Palestino existe para o COI. Mas a Academia recusou a inscrição de um longa palestino para o Oscar porque não reconhece a Palestina. Isto é Hollywood.

Esporte 0 x 0 Política
O Tibet não consta da lista de 258 territórios do site da ONU que conta até as Ilhas Wake e o Atol Palmyra. Assim a China, premiada com a escolha de Pequim para a Olimpíada-2008, segue incólume após a invasão do Tibet.

E-mail
soninha.folha@uol.com.br


Texto Anterior: Futebol: Israel vai mandar jogos na Inglaterra
Próximo Texto: Futebol: Paulistas fazem 10ª final seguida e vêem seu domínio crescer
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.