São Paulo, domingo, 06 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Começa hoje o Nacional "oficial"

Campeonato masculino de basquete, sem adversários da confederação, tem apenas um time de SP

Competição reúne somente duas equipes que já foram campeãs e dois jogadores que atuaram pela seleção brasileira no ano passado

FABIO GRIJÓ
DA REPORTAGEM LOCAL

O Nacional oficial de basquete -organizado pela CBB, a confederação nacional da modalidade- começa hoje.
No mesmo dia, têm início as quartas-de-final do Paulista, com sete times que irão montar um campeonato brasileiro próprio a partir do próximo mês.
O racha do basquete provocou o enfraquecimento do esporte. No Nacional, há apenas um time de São Paulo, Estado que venceu 11 das 17 edições do torneio. Ainda assim, o São Bernardo disputa a competição em uma parceria com a Ulbra, sediada em Canoas (RS).
O campeonato patrocinado pela CBB reúne seus clubes aliados. Os insurgentes, como Franca, Limeira e Paulistano, ausentes do Nacional, desistiram por não concordar com o retorno financeiro do torneio.
Jogarão a Copa Nacional, que eles criaram, repetindo o que a Nossa Liga, de Oscar Schmidt, fez em 2005, ano em que houve dois Brasileiros em disputa.
O vácuo abriu espaço para novas praças no Nacional da CBB. O Espírito Santo terá, pelo segundo ano, duas equipes: Cetaf e Saldanha da Gama. A Bahia estréia, com o Salvador. O Nacional masculino terá 12 times de nove Estados.
Apenas dois campeões estarão presentes: o Uberlândia, vencedor em 2004, e o Brasília, atual detentor do título.
Somente um técnico que já foi ganhador do Nacional estará em cena neste ano. É Lula Ferreira, ex-comandante da seleção masculina, agora à frente do time do Distrito Federal.
Dos jogadores da equipe nacional, apenas dois irão competir no torneio: o armador Valtinho, do Brasília, e o ala Marcelinho, repatriado pelo Flamengo, no ano passado, após o fiasco da seleção no Pré-Olímpico.
"Acho que, além do Flamengo, Minas, Brasília, São Bernardo e Saldanha da Gama são as grandes forças do campeonato", afirma Marcelinho, que entra em quadra hoje para enfrentar o Lajeado (RS) no Sul.
O Campeonato Nacional será aberto às 11h, com o confronto capixaba entre Cetaf e Saldanha da Gama, em Vila Velha. Ainda hoje, o Joinville (SC) recebe o Iguaçu (RJ), às 18h.
O discurso da maioria das equipes é revelar jogadores. "Formamos um grupo jovem, consciente de suas limitações, mas com uma imensa vontade de crescer", disse o técnico Luiz Felipe Azevedo, do Cetaf.
"Estamos investindo em dois atletas juvenis, André e Henrique, que tenho certeza de que farão uma grande temporada", falou o treinador do time de Joinville, Alberto Bial.
A saída dos brasileiros, principalmente para a Europa, obrigou as equipes a investirem na base. O Brasília perdeu o armador Alex, que seguiu para o Maccabi, de Israel.
Mesmo entre os clubes insurgentes houve êxodo. O pivô Murilo, outro que atuava nas quadras nacionais, pelo Franca, foi para o Lukoil, da Bulgária.
O Nacional-2008 classificará oito times para as quartas-de-final, em que haverá mata-mata em melhor de cinco jogos.

NA TV - Lajeado x Flamengo ao vivo, às 13h, Sportv


Texto Anterior: Tostão: Imagem não é real
Próximo Texto: Juca Kfouri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.