São Paulo, sábado, 06 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça proíbe jogos de dia no Gaúcho

Liminar não permite que partidas sejam realizadas entre 10h e 18h por causa de altas temperaturas nesta época do ano

Ação movida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul alega que saúde dos atletas está sendo prejudicada no campeonato

JEAN-PHILIP STRUCK
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma liminar expedida pela Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul proíbe que os jogos do Campeonato Gaúcho sejam entre 10h e 18h por causa das altas temperaturas características desta época do ano.
A medida já vale para a rodada de hoje e atinge as duas divisões do Gaúcho. A ação foi movida pelo Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, que alega que o calor tem prejudicado a saúde dos atletas.
A liminar não define se a proibição vale para todos os jogos até o final do torneio. Se a Federação Gaúcha de Futebol não respeitar a decisão, terá que pagar uma multa diária de R$ 150 mil. A entidade tenta cassar a decisão provisória.
"Essa é uma preocupação da categoria desde o ano passado. Tentamos chegar a um acordo com a federação, mas vimos que tínhamos de agir e entramos na Justiça", diz o advogado do sindicato, Décio Neuhaus.
Na última quarta-feira, quando o Grêmio empatou com o São Luiz por 1 a 1 em jogo à tarde, Porto Alegre registrou a maior temperatura desde 1958 -38,5C. Até o ex-jogador Batista desmaiou antes de comentar a partida para a TV.
Para o diretor jurídico da Federação Gaúcha, Luiz Fernando Costa, havia outras maneiras de atenuar os efeitos do calor. "Podemos discutir mais paradas técnicas durante os jogos, melhorar a hidratação dos jogadores. Mas por que proibir os jogos agora, com a tabela divulgada há 60 dias?", diz Costa.
Para a federação, a mudança dos horários vai prejudicar os clubes que assinaram contratos de transmissão com redes de TV. Segundo o advogado do sindicato, a justificativa não é válida, já que, no caso da segunda divisão do campeonato, os jogos não são transmitidos. A federação diz que, na divisão de acesso, os clubes definem os horários e que jogos à noite iriam prejudicar os times com estádios sem refletores, caso de equipes menores do interior.
A assessoria do Grêmio informa que apoia a decisão de transferir os jogos para depois das 18h. Mas diz que ainda não foi informada pela federação sobre mudanças na partida contra a Ulbra, prevista para as 17h de domingo, em Canoas. O time informa que nada muda nos contratos de transmissão, já que a decisão é da Justiça.
Além do Gaúcho, os campeonatos estaduais de São Paulo e Minas Gerais também têm jogos pela manhã. O principal motivo alegado pelas organizações dos torneios é o contrato de transmissão das partidas.
"O horário dos jogos é solicitado pela TV Globo, detentora dos contratos televisivos", comunicou a Federação Paulista de Futebol por meio de sua assessoria de imprensa.
"Os jogos são nesse horário para fugir da concorrência com a televisão. Mas as equipes já estão até acostumadas", disse Edmar Francisco Pires, chefe do departamento de futebol da federação mineira.


Colaboração da Reportagem Local


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.