São Paulo, sábado, 06 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Atacante, que hoje tenta vazar Santo André, busca derrubar tabu de 10 anos sem goleadores palmeirenses no Paulista

Vágner tem 1ª chance de virar artilheiro

Fernando Santos/Folha Imagem
O atacante Vágner, com média de um gol por jogo, pode se isolar hoje na artilharia do Paulista-04


PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se há oito anos o Palmeiras não conquista um Campeonato Paulista, há outro jejum que o clube tenta quebrar nesta edição da competição. Há dez anos o time do Parque Antarctica não emplaca um artilheiro no Estadual.
Com oito gols e empatado na ponta da tabela de goleadores com Luis Fabiano, o atacante Vágner, 19, tem a oportunidade de se isolar na artilharia e, caso consiga se manter na frente do atacante são-paulino, cravar seu nome na história da competição e entrar para o pequeno grupo de palmeirenses que conquistaram a artilharia do Paulista.
A primeira chance de Vágner deixar Luis Fabiano para trás é hoje, contra o Santo André, às 17h, no Parque Antarctica.
Caso consiga fazer gols, o atacante palmeirense pode terminar a rodada à frente do goleador do São Paulo, já que o técnico Cuca possivelmente poupará todos seus titulares na partida de amanhã, contra o União Barbarense.
"É uma boa idéia ele não entrar em campo nesses jogos", chegou a dizer o palmeirense.
Ser o artilheiro do Paulista com a camisa do Palmeiras é fato raro. Em 87 participações no Estadual, o clube do Parque Antarctica só teve seis atletas como principais goleadores do Estadual: Heitor e Dominguez, que empataram na artilharia em 1926 (com 13 gols), Romeu Peliçari foi o goleador em 1932 (18) e 1934 (13), Humberto Tozzi, em 1953 (22) e 1954 (36), César, em 1971 (18), e Evair, que foi o último palmeirense a alcançar o feito, em 1994 (23 gols).
Dos quatro grandes do Estado, o Palmeiras é o clube que menos emplacou goleadores no Paulista. Santos (20 vezes), São Paulo (18) e Corinthians (15) têm mais artilheiros na história do torneio.
A média do jovem atacante palmeirense já é superior à obtida por Evair em 1994. Naquele ano, o então centroavante do Palmeiras fez 0,82 gol por partida. Neste Paulista, Vágner ostenta a média de um gol por confronto.
Hoje, em seu penúltimo jogo na primeira fase do Estadual, a equipe do técnico Jair Picerni tentará ainda ratificar sua classificação para a etapa seguinte.
Na opinião do treinador, uma vitória contra o time do ABC, que está na quarta colocação do Grupo 2, com 14 pontos, e é adversário direto por uma das quatro vagas, dará a vaga ao time.
Picerni já não tem como objetivo terminar a primeira fase como líder da chave. Com seu time atualmente na terceira posição, com 16 pontos, diz que a prioridade é apenas se classificar.
"Para ser primeiro, está complicado. Nossa meta é classificar. Depois fazemos um novo projeto para o tal do mata-mata."
O time, que não conta com o goleiro Marcos, contundido, terá a volta de Muñoz no lugar de Adriano Chuva, cuja atuação diante do Oeste não agradou. Segundo Picerni, a alteração visa dar mais velocidade ao ataque.

NA TV - Sportv, ao vivo, a partir das 17h


Texto Anterior: Futebol: Atletas do Leicester são presos por abuso sexual
Próximo Texto: O personagem: Surpreso, Diego alcança Marcos em jogos no ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.