São Paulo, sábado, 06 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Reginaldo Martins, que só superou oponentes sem vitórias, luta hoje por cinturão dos moscas da OMB em Buenos Aires

Após série de "Íbis", brasileiro tenta título

EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

Imagine um time de futebol que se classifica para o Mundial de clubes com vitórias somente sobre equipes como o Íbis, clube brasileiro que tem fama de ser o pior do planeta e só perder.
Traduzido para a realidade do pugilismo, foi assim que o brasileiro Reginaldo Martins chegou a 15º do ranking da OMB e disputa hoje o título dos moscas (até 50,8 kg) contra o argentino Omar Narvaez, no legendário Luna Park.
A OMB já tem um brasileiro como campeão: o peso-leve Popó.
Martins, 32, nunca bateu alguém que tivesse uma vitória sequer no currículo -um dos adversários tinha 20 derrotas consecutivas, e o último deles fazia sua estréia profissional. Na única vez em que desafiou um oponente vencedor -este já havia registrado duas vitórias-, foi derrotado.
Seu cartel gera polêmica: há três versões distintas, apontando que Martins acumula de somente quatro a 13 combates. O argentino tem 15 vitórias e dois empates.
""Foram pessoas ligadas à OMB Latino [baseada na Argentina] que me ligaram em dezembro para convidar o Reginaldo para disputar o título", explica o manager de Martins, Reinaldo Carrera.
A apresentação estava inicialmente prevista para 31 de janeiro, no Uruguai, mas foi cancelada, e o desafiante brasileiro foi trocado pelo mexicano José Luis Araiza, que acabou não podendo lutar.
No Carnaval, Carrera recebeu um novo telefonema e prontamente aceitou o desafio pelo pupilo. ""Não estávamos despreparados, vínhamos treinando desde o começo do ano", declarou.
Em entrevista coletiva nesta semana, em Buenos Aires, jornalistas perguntaram a Narvaez sobre como se sentia com o fato de ""estar lutando com um ninguém, sem experiência internacional".
""Estou levando Martins a sério. Também não tinha experiência quando lutei pelo título. Assim como me deram uma chance, faço o mesmo pelo Martins", comentou Narvaez sobre o brasileiro, que estreou no ranking da OMB em dezembro, quando surgiu a proposta para o desafio.
O argumento de Narvaez é ecoado pelo presidente da OMB, o porto-riquenho Francisco Valcarcel. ""Desconheço como foi o processo de negociação, só sancionamos a luta. O brasileiro tem poucas lutas e nenhuma experiência internacional, mas o Narvaez também estava assim antes de ser campeão."
Embora Narvaez tivesse 11 combates quando disputou o título em 2002, apenas um de seus rivais não contava com nenhuma vitória quando o enfrentou, e entre seus adversários havia ao menos um ex-desafiante ao título da Federação Internacional de Boxe.
""Não importa que até agora Reginaldo teve lutas fracas", afirmou Carrera. ""Não viemos para perder. Queremos vencer e imprimir mais seriedade ao boxe nacional."

Discrepância
Há pelo menos três versões diferentes do currículo do brasileiro.
Segundo a empresa especializada em cartéis Fight Fax, adotada como referência oficial pelas comissões atléticas dos EUA, ele tem três vitórias e uma derrota. ""É comum forjarem cartéis para justificar disputas de títulos. Não sei como vão pôr o Martins contra o Narvaez, acredito até que existe risco de morte", disse Anibal Miramontes, dono da Fight Fax.
A Confederação Brasileira de Boxe apresenta outros números: oito vitórias e uma derrota. ""Ele pode até ter enfrentado caras fraquíssimos ou estreantes, o que já é outra coisa, mas nove lutas são reconhecidas pela confederação", explica o vice-presidente da CBB, Daniel Fucs, que será um dos três jurados hoje na disputa de título.
O manager do brasileiro afirma que Martins acumula 12 vitórias e uma derrota. ""A Fight Fax registra quatro lutas porque não enviei os resultados para eles, pois cobram para a gente poder consultar seu site", argumenta Carreira.
A Fight Fax informou que não cobra para receber resultados e anexá-los a seu banco de dados, mas acrescentou que reconhece somente informações comprovadas via confederações nacionais.







Texto Anterior: Futebol - José Geraldo Couto: A lista do Edson
Próximo Texto: Ginástica: Brasil vai disputar 4 finais na Alemanha
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.