São Paulo, domingo, 06 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Único membro do Clube dos 13 que não perdeu ainda no ano, time de Leão encara o Paulista cansado e desfalcado

São Paulo leva sua virgindade a Jundiaí

RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Está difícil bater o São Paulo.
Dentre os 20 sócios do Clube dos 13, só o time do Morumbi não viu uma derrota sequer neste ano. Essa ""virgindade" na temporada será colocada à prova hoje diante do Paulista, em Jundiaí, às 16h.
Líder do Campeonato Paulista com quatro pontos de vantagem para o Santos, segundo colocado, o São Paulo trouxe de La Paz anteontem à noite, quando chegou da Bolívia, um suado ponto na Libertadores e a satisfação de seguir invicto. O 3 a 3 diante do Strongest foi arrancado depois de o time estar perdendo por 3 a 1 e foi selado aos 42min do segundo tempo, quando o ""gás" acabava.
O técnico Leão mostrou-se decepcionado com os erros que seu time cometeu no jogo e viu apenas um lado positivo na estréia no torneio continental, exatamente a manutenção da invencibilidade.
Hoje, não há altitude elevada e o jogo é perto da capital -Jundiaí está a só 60 km de São Paulo-, mas o treinador sabe que a partida é perigosa. Além de o rival, atual vice-campeão paulista, estar ainda invicto em seu estádio e de ter eliminado o Juventude da Copa do Brasil, o São Paulo faz sua partida mais desfalcada do ano.
Os titulares Cicinho, Mineiro, Fabão e Diego Tardelli não jogam. O ala-direito e o volante estão suspensos. O zagueiro e o atacante sofrem com contusões e, mesmo praticamente recuperados, devem ficar de fora do confronto.
A zaga e o ataque contarão ainda com Alex e Luizão, que atuaram em La Paz. O zagueiro não esteve bem e foi substituído ainda no primeiro tempo, mas ganhará nova chance com Leão. ""Estava meio aéreo na Bolívia e pensei que poderia sair do time, mas o Leão falou comigo e está tudo bem", disse o ex-atleta do Santo André.
Já Luizão vem subindo de produção e espera provar hoje que pode ficar no time para a estréia em casa na Libertadores na quarta-feira contra a Universidad de Chile, quando o concorrente Diego Tardelli, artilheiro do Paulista, deverá ficar à disposição.
Renan, um ""queridinho" de Leão no elenco, entra sem problemas na vaga de Mineiro como cabeça-de-área. O problema maior fica na ala direita, uma vez que o São Paulo não tem ainda oficialmente um reserva para Cicinho.
"Não temos outro jogador para a posição. Posso improvisar um jogador mais defensivo ou optar por um meia", disse Leão.
Alê, volante marcador, é a opção mais clara, pois já atuou outras vezes como ala-direito. Daniel Rossi seria outra opção nesse estilo mais pegador. Souza, Marco Antônio e Vélber posam como alternativas mais ousadas de Leão, que pretende manter uma diferença de no mínimo quatro pontos para o Santos até o clássico entre os times na Vila Belmiro.
A equipe santista também tem jogo difícil hoje, um clássico fora de casa, e, caso o São Paulo vença, a liderança são-paulina poderia ser ainda mais ampliada neste final de semana. No Campeonato Paulista, só a dupla San-São está invicta -não há campeão do Estadual sem derrota desde 1972.
O Santos não passou intacto como o São Paulo por La Paz -o rival caiu por 4 a 3 diante do Bolívar - e agora, dentre os times da Série A do Nacional, só o Brasiliense, além do tricolor paulista, não sentiu o gosto da derrota nesta temporada. Porém o time da capital disputa um torneio regional bem mais fraco do que o Paulista.
O São Paulo foi apenas uma vez em sua história campeão invicto do Estadual. Isso aconteceu há exatos 60 anos. Agora, a Federação Paulista de Futebol resgatou a Taça dos Invictos, que será entregue no final do torneio -o São Paulo lidera a disputa por ela.
O duelo com o Paulista será o primeiro do time mostrado simultaneamente pelas duas emissoras que exibem ao vivo o Estadual. Até agora, apesar da excelente campanha são-paulina no ano, o time tinha sido "marginalizado" na grade da TV Globo.


NA TV - Globo (só para SP) e Record, às 16h, ao vivo


Texto Anterior: O que ver na TV
Próximo Texto: Leão confirma a sondagem da MSI
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.