São Paulo, segunda-feira, 06 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kléber Pereira faz 3 e coloca Santos nas semifinais

Atacante, que chegou a 8 gols no Paulista, vira partida no final e garante vantagem sobre Portuguesa no saldo de gols

Ponte Preta 2
Santos 3

CAROLINA ARAÚJO
ENVIADA ESPECIAL A CAMPINAS

Faltavam quatro minutos para o fim de jogo em Campinas. O Santos apenas empatava com a Ponte Preta e, com a vitória já confirmada da Portuguesa sobre o Santo André, o time do litoral estava prestes a ser eliminado do Campeonato Paulista.
Mas, graças ao ponte-pretano Jean, que tocou a bola com a mão dentro da área, e ao atacante Kléber Pereira, que converteu o pênalti e marcou seu terceiro gol no jogo, o panorama sombrio para o torcedor santista mudou totalmente.
Com a vitória por 3 a 2, o Santos se classificou para as semifinais. Enfrentará o Palmeiras, líder da primeira fase.
Em quarto lugar na tabela, com 37 pontos, o time da Vila Belmiro superou nos critérios de desempate a Portuguesa, que venceu o Santo André por 2 a 1, no Canindé. A decisão pela vaga foi no saldo de gols: 11 a 10.
A vitória santista foi construída graças à grande atuação de dois jogadores: o goleiro Fábio Costa, que fez importantes defesas, e o artilheiro Kléber Pereira, que, nas últimas duas partidas, marcou quatro gols -ou seja, todos os tentos anotados pelo time alvinegro.
"Fico feliz de ajudar nesses momentos. Ainda mais porque nos classificamos em um jogo difícil", disse o artilheiro, autor de oito gols no Paulista.
O Santos entrou em campo ciente de que só uma vitória talvez não bastasse para a classificação. Para avançar, teria que vencer pela mesma vantagem de gols que a Portuguesa, caso esta, no mesmo horário, derrotasse o Santo André em casa.
Por isso, o visitante começou no ataque. Mas, devido a erros de passe, sofria com os contra-ataques da Ponte Preta. O anfitrião tinha as melhores chances de abrir o placar. Aos 25min, Danilo Neco chutou da entrada da área. Fábio Costa espalmou.
Além de quase tomar o gol, os santistas ainda ouviram pelo alto-falante que a Lusa abrira o placar no Canindé. O Santos reagiu e, aos 28min, a bola chegou às redes do goleiro Aranha. Mas o gol de Kléber Pereira foi anulado por impedimento.
Quatro minutos depois, quando o alto-falante voltou a anunciar gol da Portuguesa, o Santos abandonou o pouco da prudência que restava e, desorganizado, foi à área adversária.
E só não foi vazado porque Fábio Costa, em uma de suas melhores atuações, fez ao menos duas grandes defesas.
Se o camisa 1 segurava o resultado, Kléber Pereira desequilibrava. Aos 39min, Pará invadiu a área na esquerda e lançou o camisa 9, que marcou.
Resultado parcial do primeiro tempo: o Santos vencia por 1 a 0, mas estava eliminado, já que a Portuguesa triunfava por 2 a 0 em seu estádio.
No intervalo, o time santista atrasou sua volta em mais de 10min. Quando reapareceu no gramado, o jogo já rolava havia cinco minutos no Canindé.
"Estávamos acertando alguns detalhes táticos", justificou o técnico Vagner Mancini.
O elenco, porém, não deve tê-lo ouvido. Passados só nove segundos de jogo, Dayvid, que entrou no intervalo, empatou. E, três minutos depois, Gum virou o placar para o time da casa.
Com o placar adverso, o técnico Vagner Mancini fez alteração ousada. Trocou o volante Roberto Brum pelo atacante Roni. Também substituiu o apagado Neymar por Robson, e Paulo Henrique por Molina.
As mudanças surtiram efeito. E, mesmo mal organizado em campo e totalmente exposto aos contragolpes da Ponte Preta, o time alvinegro conseguiu reverter o placar, também graças à ajuda do Santo André, que fez um gol na Portuguesa.
Aos 38min, Kléber Pereira recebeu de Robson na área e empatou a partida. E, aos 43min, o artilheiro converteu pênalti de Jean e pôs o Santos nas semifinais do Estadual.
"Teremos mais duas decisões, como as que tivemos nos quatro últimos jogos", disse o zagueiro Fabiano Eller, que declarou não temer o atacante palmeirense Keirrison, autor de nove gols nos últimos três confrontos contra o Santos.
"É um grande jogador, mas agora temos uma equipe mais equilibrada em campo."
Antes do Palmeiras, o Santos pega na quarta, pela Copa do Brasil, o CSA, em Maceió.

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.