São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

solução paraguaia

Ortigoza dá vantagem ao Palmeiras

Em 1 minuto, atleta cava expulsão de rival do Sport em falta que acabou com sua cabeçada e gol da vitória na Libertadores

Palmeiras 1
Sport 0

RENAN CACIOLI
RICARDO VIEL
DA REPORTAGEM LOCAL

O Palmeiras derrotou o Sport ontem à noite, no Parque Antarctica, e abriu vantagem nas oitavas de final da Taça Libertadores da América.
Qualquer empate no confronto de volta, na terça-feira que vem, no Recife, classifica os paulistas. Ao Sport resta devolver o placar para levar o confronto para os pênaltis ou ganhar por dois tentos de diferença e ficar com a vaga.
Mesmo com um jogador a mais a partir dos 29min da etapa complementar, quando o volante Hamilton foi expulso, não foi fácil para os donos da casa saírem com o triunfo.
O gol veio em um cruzamento de Cleiton Xavier, no lance seguinte à exclusão de Hamilton, que o reserva Ortigoza desviou levemente de cabeça.
"Foi um gol muito importante, porque o Sport é muito bom time. Esse gol nos ajuda a enfrentá-los lá", falou o atacante paraguaio, a respeito do confronto em Pernambuco.
O esquema pensado pelo técnico Vanderlei Luxemburgo para surpreender o Sport funcionou só durante os primeiros dez minutos de jogo, tempo em que o time alviverde criou suas duas melhores oportunidades de gol da primeira etapa.
Numa espécie de 4-2-3-1, ele colocou à frente da defesa a dupla Pierre/Cleiton Xavier, seguida por uma linha de três homens que tinha Marquinhos, Diego Souza e Willians. No centro, Keirrison fazia o pivô dos ataques palmeirenses.
Enquanto essas seis peças giraram constantemente pelo meio do trio de zagueiros pernambucanos, o objetivo de Luxemburgo foi cumprido.
Quando Nelsinho Batista percebeu a maneira de segurar o sistema ofensivo do adversário, a partida ficou mais equilibrada e o Palmeiras não conseguiu mais chegar ao gol do rival.
Do lado direito do campo, Igor anulou o meia Marquinhos, que estava em noite pouco inspirada. No canto oposto do gramado, Dutra e Daniel Paulista apertaram o cerco contra Diego Souza e minaram o ímpeto do camisa 7.
Diante do cenário mais controlado, o Sport até se arriscou na frente. Dos pés de Paulo Baier nasceram os principais lampejos ofensivos. No principal lance, aos 27min, Wilson carregou a bola pelo meio e chutou de longe. Marcos foi buscar no canto esquerdo.
Na segunda etapa, em um minuto o panorama da partida foi alterado. Aos 29min, Ortigoza, que substituíra Marquinhos, recebeu falta de Hamilton quando tentava puxar um contragolpe. O volante foi punido com o segundo cartão amarelo e teve de deixar o gramado.
Aos 30min, o paraguaio marcou o tento solitário no Parque Antarctica. Já nos acréscimos, Diego Souza esteve perto de ampliar a vantagem, mas a conclusão de cabeça parou na trave esquerda de Magrão.
"Eles têm um time bem armado, principalmente na defesa. Talvez não tenha sido o resultado que a gente mereceu, mas, por jogar com um time de tanta qualidade, a gente sai feliz", afirmou o goleiro Marcos.
Em pouco mais de um ano, este foi o sétimo duelo entre os dois clubes. Os pernambucanos venceram três, contra dois triunfos do rival. Também ocorreram dois empates.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.