São Paulo, quinta-feira, 06 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Distúrbios em jogos da seleção inglesa marcaram Copa-98

DO ENVIADO A SAPPORO

Se for levar em conta apenas o que aconteceu na Copa da França, os japoneses têm, de fato, com o que se preocupar.
Em 1998, nas quatro partidas da Inglaterra houve confusão -em Lens, cerca de 500 hooligans chegaram a travar um confronto com policiais franceses. Em média, 50 ingleses por jogo foram detidos.
Mas o ato de violência que mais marcou o Mundial foi o ataque de um grupo de torcedores alemães contra um policial francês, deixando-o em coma por seis semanas.
Irritada com a ação de seus torcedores, a federação alemã colocou-se à disposição da Fifa se a entidade achasse melhor sua seleção se retirar da Copa.
Existe, porém, uma grande diferença entre a Copa da França e a da Coréia/Japão. Disputada na Europa, a de 1998 foi invadida por ingleses, italianos e alemães, o que não tem ocorrido na Ásia.
O próprio Jawoc (Comitê Organizador do Japão) lembrou que na França cerca de 15 mil ingleses foram acompanhar a Copa. Já em Sapporo, são esperados só 1.500.
A torcida argentina, então, é ainda menor. Por causa da crise no país e do alto custo da viagem, apenas cerca de 200 pessoas teriam ido ao Japão.
Para auxiliar o trabalho dos japoneses, um grupo de agentes ingleses e alemães foi deslocado para Sapporo, a fim de controlar ações de hooligans. A cerveja está liberada (embora no estádio só uma lata por pessoa), mas o Jawoc ainda espera um veto da Fifa. (JCA)



Texto Anterior: Segurança: Medo de hooligans faz cidade japonesa se trancar em casa
Próximo Texto: Grupo F/ Amanhã: Nigéria desafia ordem da Suécia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.