UOL


São Paulo, sexta-feira, 06 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Entidade diz que não quer desfalcar mais os clubes no Brasileiro

CBF reclama de desgaste e desiste de disputar Pan

RICARDO WESTIN
DA SUCURSAL DO RIO

Sob a justificativa de que não quer um desgaste com os clubes que disputam o Brasileiro, a CBF desistiu de enviar a seleção sub-20 para o Pan-Americano de Santo Domingo, em agosto. O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) foi informado ontem da decisão.
A entidade alega que os times já foram desfalcados com a convocação para a seleção que disputa a Copa das Confederações, na França, neste mês. Serão 14 atletas ausentes por três semanas.
Existe também a preferência da CBF pela seleção olímpica (sub-23), que jogará, em julho, a Copa Ouro, no México e nos EUA. As equipes do país mais uma vez perderão atletas durante o Nacional.
Por razões semelhantes, o Brasil também não havia sido representado na modalidade no último Pan, em 1999, no Canadá.
O técnico da seleção sub-20 não pareceu convencido do argumento da CBF. "Quero crer que tenha sido por esse motivo [não desfalcar clubes] a decisão", disse José Claudinei Georgine, o Valinhos.
Ele lamenta que não haverá competição importante preparatória para o Mundial da categoria, nos Emirados Árabes, no fim do ano -o torneio ocorreria em março e abril, mas foi adiado devido à guerra contra o Iraque.
A CBF também argumentou que a República Dominicana não poderá oferecer boas condições aos atletas. O país corre contra o relógio para concluir várias obras para o Pan que estão atrasadas.
"Mandamos um observador [para o país] na semana passada. O estádio, o alojamento, o transporte, tudo é péssimo", disse o coordenador de seleções, Américo Faria. "Não vale a pena."
No entanto a presença da seleção feminina foi confirmada pela CBF. "Em termos de clube, o Brasil está muito incipiente no feminino. As jogadoras praticamente só treinam quando estão na seleção. Não poderíamos perder essa oportunidade", explicou Faria.
Para o COB, as razões apresentadas pela CBF são discutíveis. "Apesar de as condições [de Santo Domingo] não serem as ideais, todas as confederações brasileiras estão colaborando para a representação do Brasil", divulgou a entidade ontem, em nota oficial.
O torneio dominicano está sob ameaça devido a um conflito que envolve a Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), a Concacaf (que rege o futebol nas Américas Central e do Norte) e a Conmebol (América do Sul), relacionado à divisão das vagas.


Texto Anterior: Futebol - José Roberto Torero: Fiiiiiiiiiiiiiu... Pou!
Próximo Texto: Panorâmica - Futebol: Doente, Jair Picerni pode desfalcar o Palmeiras
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.