São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUCA KFOURI

DUNGA OU EDMUNDO?

Pena que Dunga não seja contratado da Nike. Suas críticas aos compromissos da seleção com a patrocinadora ganhariam ainda mais força.
Mas, mesmo que fosse a Reebok, que o patrocina, Dunga provavelmente diria o que disse, porque é de seu estilo.
O capitão está preocupado com o clima da seleção e espera por uma metamorfose no primeiro jogo, único meio, segundo ele, para que um eventual fracasso não seja debitado aos "velhos", os remanescentes de outras campanhas, vitoriosas ou não.
Enquanto Dunga se preocupa com o moral da tropa e com o adestramento dos companheiros, Edmundo bota a boca no trombone e diz o que todo mundo acha, mas prefere não falar.
"Sou melhor que o Bebeto, mas o Zagallo é quem resolve", deitou falação à rádio Globo do Rio.
Edmundo poderia dizer o que bem entendesse se não estivesse na seleção, pelo menos é o que pensa a comissão técnica.
E só está porque Zagallo quis que estivesse, bem sabe, e demonstrou ontem, o treinador -como se fosse uma autocrítica, que culminou com a ameaça de disputar a Copa apenas com 21 jogadores.
Se seria difícil manter Edmundo quieto com Romário no time, é simplesmente impossível esperar sua mudez com o craque e amigo fora da seleção.
E é de fato constrangedor vê-lo à parte dos treinamentos de ataque contra defesa e defesa contra o ataque, treinamentos que seriam excelentes não fosse o pequeno detalhe de criar situações que não acontecem nos jogos.
Ou alguém imagina ver o time brasileiro atacando com oito e defendendo com sete como acontece nessas práticas?
A menos que se combine com os adversários, e peça a eles que se abstenham de contra-atacar - como queria Mané Garrincha em relação aos soviéticos, em 58.
O fato é que a seleção oscila entre dois extremos: Dunga de um lado, único líder do grupo, e Edmundo do outro, nem líder nem liderado, porque ele é ele e mais ninguém.
E num dia em que tudo parecia caminhar às mil maravilhas, o saldo final, mais uma vez, ficou no vermelho, porque a falta de um time resulta na inexistência de um grupo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.