São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÔLEI
Seleção, invicta no torneio, faz hoje seu segundo jogo na Europa, com a Polônia, contra quem já tem três vitórias
Brasil tenta ir à 2ª fase da Liga Mundial

da Reportagem Local

A seleção brasileira masculina de vôlei pode assegurar hoje a passagem para a segunda fase da Liga Mundial.
Os brasileiros, invictos no torneio, alcançaram a sétima vitória ontem, batendo a Polônia, por 3 sets a 1 (15/10, 15/8, 12/15 e 15/13), em duas horas e 31 minutos, na cidade polonesa de Katowice.
Se vencer o segundo confronto hoje às 15h (horário de Brasília), a seleção garante, por antecipação, pelo menos o segundo lugar no Grupo C e estará classificado para os playoffs. Além de Brasil e Polônia, disputam o grupo as seleções da Rússia e da Iugoslávia.
Ontem, Rússia derrotou a Polônia por 3 sets a 2 (15/6, 12/15, 15/2, 13/15 e 15/12). Segundo colocados do grupo, os russos somam, com o resultado, quatro vitórias e três derrotas. A Iugoslávia tem uma vitória em sete jogos.
Porém, juntamente com a Espanha, qualquer que seja o resultado obtido nessa fase, terá vaga nos playoffs. Isso acontece porque os dois países dividirão a sede.
Pelo regulamento da Liga, modificado nesta nona edição, entre os dias 13 e 15 de julho, Espanha e outros três times disputam uma série (o Grupo do Leste) , da qual dois se classificam para as finais.
No chamado Grupo do Oeste, jogam a Iugoslávia e mais duas equipes. Desse confronto, sairá uma outra finalista.
As finais serão entre os dias 17 e 19 de julho, em Milão, na Itália.
O complicado regulamento faz com que a Itália, seis vezes campeã, dispute a primeira fase (está no grupo B, ao lado de Argentina, Grécia e Holanda).
Depois, o time de Bebeto de Freitas tem folga nos playoffs e só volta para as finais.
A partida de ontem contra a Polônia foi a primeira da "turnê européia" que será feita pela seleção brasileira.
A equipe havia feito os seis primeiros jogos em casa.

Folga
Para os jogos na Europa, o técnico Radamés Lattari deu folga ao levantador titular, Maurício, 30.
Seu substituto ontem foi Leandro, 25, do Banespa, que ganhou a disputa com Ricardinho, 21.
Para os playoffs (ou uma possível fase final), está praticamente certa a volta de Maurício, que será o titular também no Mundial do Japão, em novembro.
Encerrados os jogos com a Polônia (equipe mais jovem do torneio, média de idade de 22 anos), a seleção brasileira se prepara para os jogos com a Iugoslávia, nos dias 12 e 13, em Nov Sad, e com a Rússia, nos dias 19 e 20, em Moscou.

NA TV - Sportv, ao vivo, às 15h


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.