|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
STOP & GO
Fim de parceria
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
Apesar do ceticismo do mercado automobilístico e do protesto de acionistas tradicionalistas da Rolls-Royce, a Volkswagen comprou a mais exclusiva das marcas britânicas de automóveis.
O que interessa é que para
fechar o negócio a VW comprou
também a Cosworth, a preparadora de motores da Ford na F-1
desde os anos 60, que pertencia
a holding Vickers, a mesma que
controlava a Rolls -Royce.
E, com isso, carimbou seu passaporte para a F-1, informação
adiantada pela Folha no ano
passado.
A ponto de a Ford admitir em
Montreal que já está a procura
de quem possa lhe preparar os
motores. Um duro golpe para a
fábrica norte-americana, a
maior vencedora da história da
categoria, mas que também está
pagando pelos muitos anos de
participação burocrática.
O último título, de pilotos,
em 1994, acabou merecidamente creditado a Michael Schumacher e à excelente organização
da Benetton, que revolucionou
a mecânica do pit-stop na volta
do reabastecimento.
Tanto que todos lembram da
temporada como um feito do
alemão e equipe. Poucos lembram que o B194 era empurrado por Ford-Cosworth V8.
Um golpe também na BMW,
que enfrentou a ferocidade da
VW, explicada, em parte, pela
concorrência da fabricante bávara à subsidiária Audi.
Se o ocaso da Ford na F-1 é
fato, e só será revertido caso a
fabricante de Detroit resolva
colocar a mão no bolso, à VW
resta encontrar uma equipe de
ponta para não incorrer no
mesmo erro.
A grande candidata é a Benetton, que já ameaça a Renault,
cobrando da montadora francesa a confirmação de que voltará à F-1 até, pelo menos, o
ano 2000.
Cada vez mais, o exacerbado
profissionalismo da F-1 está
tornando a categoria um espelho do mercado, como ele, cada
vez mais restrito.
NOTAS
Le Mans
Começa hoje a mais tradicional corrida de longa-duração
do automobilismo, as 24 Horas
de Le Mans. Na categoria GT, a
briga entre os grandes fabricantes (Porsche, Mercedes,
Nissan e Toyota) só é superada
pela briga da própria GT com a
categoria Protótipos. No ano
passado, a vitória coube a um
protótipo Porsche, não-oficial,
preparado pela TWR.
Villeneuve
Em entrevista ao "Le'Équipe", o campeão mundial disse
que está acelerando mais do
que em 97. Para muitos, Villeneuve faz parte do grupo que
só pisa com uma boa razão para isso. E o Williams FW20 não
parece estar o inspirando.
Schumacher
Se o alemão não vencer em
Montreal, é quase certo que a
história da temporada seja escrita por antecipação. Com isso, novidades no mercado de
pilotos podem surgir já a partir
do GP da Alemanha.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|