São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

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STOP & GO
Fim de parceria

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE

Apesar do ceticismo do mercado automobilístico e do protesto de acionistas tradicionalistas da Rolls-Royce, a Volkswagen comprou a mais exclusiva das marcas britânicas de automóveis.
O que interessa é que para fechar o negócio a VW comprou também a Cosworth, a preparadora de motores da Ford na F-1 desde os anos 60, que pertencia a holding Vickers, a mesma que controlava a Rolls -Royce.
E, com isso, carimbou seu passaporte para a F-1, informação adiantada pela Folha no ano passado.
A ponto de a Ford admitir em Montreal que já está a procura de quem possa lhe preparar os motores. Um duro golpe para a fábrica norte-americana, a maior vencedora da história da categoria, mas que também está pagando pelos muitos anos de participação burocrática.
O último título, de pilotos, em 1994, acabou merecidamente creditado a Michael Schumacher e à excelente organização da Benetton, que revolucionou a mecânica do pit-stop na volta do reabastecimento.
Tanto que todos lembram da temporada como um feito do alemão e equipe. Poucos lembram que o B194 era empurrado por Ford-Cosworth V8.
Um golpe também na BMW, que enfrentou a ferocidade da VW, explicada, em parte, pela concorrência da fabricante bávara à subsidiária Audi.
Se o ocaso da Ford na F-1 é fato, e só será revertido caso a fabricante de Detroit resolva colocar a mão no bolso, à VW resta encontrar uma equipe de ponta para não incorrer no mesmo erro.
A grande candidata é a Benetton, que já ameaça a Renault, cobrando da montadora francesa a confirmação de que voltará à F-1 até, pelo menos, o ano 2000.
Cada vez mais, o exacerbado profissionalismo da F-1 está tornando a categoria um espelho do mercado, como ele, cada vez mais restrito.

NOTAS

Le Mans
Começa hoje a mais tradicional corrida de longa-duração do automobilismo, as 24 Horas de Le Mans. Na categoria GT, a briga entre os grandes fabricantes (Porsche, Mercedes, Nissan e Toyota) só é superada pela briga da própria GT com a categoria Protótipos. No ano passado, a vitória coube a um protótipo Porsche, não-oficial, preparado pela TWR.

Villeneuve
Em entrevista ao "Le'Équipe", o campeão mundial disse que está acelerando mais do que em 97. Para muitos, Villeneuve faz parte do grupo que só pisa com uma boa razão para isso. E o Williams FW20 não parece estar o inspirando.

Schumacher
Se o alemão não vencer em Montreal, é quase certo que a história da temporada seja escrita por antecipação. Com isso, novidades no mercado de pilotos podem surgir já a partir do GP da Alemanha.




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