São Paulo, sábado, 6 de junho de 1998

Texto Anterior | Índice

BOXE
Desafiante Akinwande é portador da doença; atual campeão mundial desconfia
Hepatite cancela luta de Hollyfield

das agências internacionais

A disputa pelos títulos mundiais dos pesados entre o campeão pela Associação Mundial e Federação Internacional, Evander Holyfield, e Henry Akinwande, prevista para hoje, nos EUA, foi cancelada.
O desafiante Akinwande foi diagnosticado como sendo portador de hepatite B. A notícia foi divulgada ontem por Robin Walker, porta-voz da rede de TV a cabo Showtime, que transmitiria a luta.
Akinwande foi submetido a testes, cujos resultados foram divulgados ontem, pela Comissão Atlética de Nova York, na terça-feira.
"A comissão atlética confirmou que o desafiante está com a doença e, por isso, a luta foi cancelada", disse Walker.
Ao ser procurado pela imprensa, Greg Fritz, relações-públicas do promotor de lutas Don King, organizador do combate, confirmou que Akinwande está com hepatite.
Fritz, entretanto, ressaltou que o cancelamento do combate foi pedido pela comissão atlética local, e não foi uma iniciativa de King.
Outro peso-pesado que se apresentaria na programação, em uma das preliminares, Ray Mercer, também foi diagnosticado como sendo portador de hepatite.
O empresário do norte-americano Mercer, Marc Roberts, disse que o lutador, que enfrentaria o mexicano Mike Sedillo, hoje, é portador de hepatite A deve se recuperar em poucas semanas.
A hepatite B é uma enfermidade mais séria que a hepatite A. Esta última é transmitida com mais facilidade, através da comida ou contato com pessoas infectadas.
A hepatite B geralmente é transmitida através de sangue e, se o portador não for tratado, pode vir a sofrer de problemas de fígado.
Até a tarde de ontem não havia sido decidido se a programação inteira seria cancelada, mas a expectativa era nesse sentido, pois o combate entre Holyfield e Akinwande seria a luta de fundo.
Jim Thomas, advogado de Holyfield, disse que Akinwande seria submetido a um segundo teste, mas os organizadores da luta não confirmaram a informação.
O campeão fez questão de não esconder sua insatisfação.
"Estou desapontado", afirmou Holyfield após ser informado de que a luta havia sido cancelada. "Treinei durante 13 semanas para esta luta e, às vésperas de seu acontecimento, ela é cancelada."
Holyfield acredita que tudo poderia ter sido evitado.
"Fui submetido a uma bateria de testes. Não gosto de trabalhar tanto e no final ser informado que a luta não vai acontecer", disse. "Acho estranho que a luta tenha sido cancelada assim, na última hora. Por que esperaram até o último minuto para desistirem?"



Texto Anterior | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.