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São Paulo, domingo, 06 de julho de 2003

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FUTEBOL

Na chegada a Madri, craque mobiliza 2 bilhões em frente à TV

Xixi de Beckham vale US$ 414 mil

TATIANA CUNHA
RODRIGO BUENO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nem Pelé, Maradona, Zidane ou Ronaldo. Nunca houve na história do futebol mundial um fenômeno como David Beckham. Não dentro de campo. Fora dele.
Os adjetivos para descrever o pop star inglês são inúmeros: bonito, bem-sucedido, rico, educado, cheiroso, descolado etc. Mas nenhum deles o caracteriza tão bem como um: marqueteiro.
Sua apresentação no Real Madrid, na semana passada, foi o melhor exemplo do furacão Beckham. Beirou o inacreditável.
As 28 horas que o astro passou na capital espanhola com a mulher, Victoria, e o filho mais velho, Brooklyn, foram monitoradas minuto a minuto por um batalhão de jornalistas de 25 países.
Batalhão maior do que havia no Parkland Hospital, em Dallas, há 40 anos, quando o presidente dos EUA John Kennedy foi morto.
É o mundo de Beckham.
Em cada aparição, um patrocinador. Logo após desembarcar de um jato particular na base aérea de Torrejón, com um terno azul-bebê e seu mais novo penteado -dois rabinhos de cavalo displicentemente amarrados-, o meia e sua mulher foram presenteados com dois celulares da Siemens.
A clínica Sanitas pagou US$ 414 mil pelo privilégio de colher a urina de Beckham, entre outros exames. A rede de TV inglesa Sky News tentou, em vão, adquirir os direitos de transmissão da tal análise. A Real Madrid TV, que tinha os direitos, se encarregou de selecionar as imagens e distribuí-las.
Do hotel em que se hospedou -a suíte, paga pelo novo clube, custou mais de US$ 1.300-, foi à sede do Real em um Audi.
Devidamente vestido com seu uniforme Adidas, Beckham foi ao campo do Santiago Bernabéu para a primeira sessão de fotos. A empresa calcula que suas vendas serão alavancadas em 20%.
Depois, ainda apareceu descalço na entrevista oficial para a Real Madrid TV. Os espanhóis brincaram que era porque ele não havia encontrado uma marca que o patrocinasse. Nada disso. Tudo faz parte do estilo Beckham.
E todo esse alvoroço foi recompensado. Segundo a imprensa inglesa, cerca de 2 bilhões de pessoas assistiram ao evento ao vivo, o que equivale a um terço da população da Terra. Não por coincidência, a apresentação foi no horário nobre na Ásia.
E esse furacão todo não vem de agora. Na Inglaterra, o casal Beckham já roubou o lugar da família real no imaginário da população.
A ex-Spice Girl, aliás, é a responsável pelo visual do marido. Crianças copiam as roupas, os penteados e a atitude do jogador. Na Ásia, jovens pintam seus cabelos de loiro.
Assim é o fenômeno Beckham. Copiado, idolatrado, desejado.



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