São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tostão

Itália e França

O time italiano tem um excepcional goleiro, Buffon, e uma ótima defesa

ITÁLIA E França vão fazer a grande final. O time italiano tem um excepcional goleiro (Buffon) e uma ótima defesa, que só tomou um gol em toda a Copa. Na prorrogação do jogo contra a Alemanha, o técnico Marcello Lippi arriscou, colocou mais um atacante, e o time chegou à vitória. Se fosse o conservador Trapattoni, provavelmente o jogo acabaria 0 a 0. Os que jogam para trás estão sempre atrás dos outros.
Portugal e França fizeram um jogo muito equilibrado. Costinha marcou de perto Zidane. Mesmo assim, o francês mostrou sua classe. A formação tática da França, com uma linha de quatro no meio-campo e Zidane livre, perto de Henry, facilita para ele, que não precisa marcar, o que teria de fazer se fosse parte da linha de quatro no meio.
Além de Zidane, Henry, Thuram, Vieira, Makelele, Deco e Ronaldo mostraram que estão no nível dos grandes jogadores do mundo em suas posições.
No segundo tempo, Felipão tentou de tudo, colocando mais atacantes. Portugal criou algumas chances, mas não aproveitou. Foi um grande jogo.
Diferentemente do Brasil, Portugal pressionou e incendiou a torcida. Certamente os torcedores estão muito satisfeitos com a sua equipe.
No final da partida, foi de arrepiar ver a torcida francesa cantando o seu belíssimo hino.

Saudades
Entre 2002 e 2006, trabalhei em casa, escrevendo, vendo e escutando tudo sobre futebol. Raramente fui aos estádios.
Estava com saudade do espetáculo que cerca o futebol e da festa das torcidas, ainda mais em um Mundial. Neste tempo de Copa, revi também muitas pessoas que não via desde 2002.
Mas estou com saudades das pessoas que amo, da Lambreca, da minha casa, do meu quarto, do canto dos passarinhos e de muitas outras coisas.
Já são 46 dias fora de casa. É muito tempo para um senhor de mais idade com algumas manias e que hoje aprecia e dá mais importância a certos hábitos diários e corriqueiros, mas ainda faltam alguns dias e vale a pena ir até o fim. Espero estar presente em 2010.


tostao.folha@uol.com.br

Texto Anterior: Castigo: Miguel cantou vitória antes do tempo e saiu machucado
Próximo Texto: Após 40 anos, Copa vê final sem brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.