São Paulo, quinta-feira, 06 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juca Kfouri

Bicampeã ou tetra?

No preparo físico, a Itália é melhor e tende a cansar a França na decisão

A FRANÇA correrá atrás do bicampeonato. Mas, para evitar o tetra da Itália, terá de correr com cuidado. Com mais cabeça ainda do que usou contra Portugal.
Porque, se no primeiro tempo encontrou o gol que procurou construir com paciência e o talento de Zidane e de Henry, no segundo teve que fazer das tripas coração para evitar que Portugal empatasse.
Os portugueses, é verdade, partiram para o desespero, para o abafa mais típico de jogos da Libertadores do que de Copas do Mundo. E por mais que encenassem faltas e reclamassem de pênaltis inexistentes, ao contrário do marcado para a França, quase conseguiram.
A Itália tem bem mais preparo físico que o já velho, e experiente, pois não, time francês. E tem um senhor goleiro, Buffon, incomparavelmente melhor que o trapalhão, mas abençoado, Barthez.
Contra a Alemanha, a Itália provou ter reservas à altura da decisão, algo que a França, definitivamente, não tem. E, como a Itália sabe ser cuidadosa como ninguém, parece óbvio que ficará na sua até que a França canse. Porque ou a França faz logo seu gol no domingo ou...
Zidane não foi, diante dos portugueses, o mesmo que foi contra os brasileiros. Nem poderia. Jogou bem, mas terá de tirar do fundo d'alma forças para liderar os tricolores contra a bem armada Azzurra.
A Felipão sobrou o desafio de repetir o terceiro lugar conquistado por Oto Glória 40 anos atrás. Se conseguir, ainda mais ante os donos da casa, terá realizado uma façanha e, convenhamos, muito mais do que se poderia esperar do time português.

Diferenças
Há mais de um mês na Alemanha, e depois de ver todos os programas esportivos de TV em todos os horários possíveis, alguns deles especialmente feitos para a Copa, uma constatação que não me surpreendeu: não há um só jornalista alemão, repito, nenhum, que faça propaganda ou permita ações de merchandising.
Como em outros países civilizados, seriam expulsos do sindicato de jornalistas se o fizessem.


blogdojuca@uol.com.br

Texto Anterior: Datafolha na Copa: Jogou bonito, mas pouco
Próximo Texto: José Geraldo Couto: Futebol de resultados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.