São Paulo, terça-feira, 06 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Holandeses apostam no chute longo

Neste Mundial, equipe é a que mais gols marcou de fora da área, quatro

DOS ENVIADOS À CIDADE DO CABO

A Holanda de 2010 não gosta da grande área.
Os principais jogadores do país que tenta hoje, contra o Uruguai, garantir lugar numa final de Copa do Mundo pela terceira vez na história (as duas primeiras foram em 1974 e 1978) têm os chutes de longe como principal arma.
Juntos, segundo dados da Fifa, Robben, Sneijder e Van Persie finalizaram 39 vezes na África do Sul até agora, sendo que 24 foram em chutes de fora da área.
Isso representa 62% das conclusões do trio, ou quase o dobro da participação das finalizações de fora da área como um todo no Mundial.
Quem mais tentou os arremates de longe foi o meia Sneijder, que soma 15 chutes de fora da área -sua cabeçada no gol decisivo contra o Brasil foi uma das exceções.
Jogando assim, a Holanda é o time que mais gols marcou em chutes de longa distância -foram quatro.
A aposta nos chutes de longe mostra habilidade nesse tipo de lance, mas também escancara a dificuldade dos europeus em conseguir tramar jogadas mais trabalhadas, motivo que faz com que, mesmo com a campanha apenas feita de vitórias até agora, o desempenho do time seja bastante criticado.
Ontem, o técnico Bert van Marwijk voltou a ser bombardeado a respeito do assunto.
"Muitos dizem que não jogamos um futebol bonito. Nós tentamos, mas o mais importante é ganhar os jogos", disse ele, que insistiu no caminho de exaltar os três pontos antes do espetáculo.
"No passado, a Holanda começava bem os torneios e, então, perdíamos. Agora faltam dois jogos, estamos perto", afirmou Van Marwijk.
Ele novamente precisou falar sobre Cruyff, o mito holandês que critica tanto a seleção do seu país -como fez com o Brasil de Dunga.
"Todos têm uma opinião, todo mundo me dá tantos conselhos... Mas vamos seguir o caminho que tomamos. Não vou me distrair por nada", falou o treinador, tentando dar de ombros às palavras do compatriota.
Hoje, contra o Uruguai, Van Marwijk terá dois desfalques. Suspensos, o lateral direito Van der Wiel e o volante De Jong estão fora. Os substitutos devem ser Boulahrouz e De Zeeuw.
(MARTÍN FERNANDEZ E PAULO COBOS)


Texto Anterior: Bem loucos: Loco Abreu
Próximo Texto: Gols marcados de fora da área
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.