São Paulo, quinta-feira, 06 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CBAt exige saber todos os envolvidos

DO ENVIADO A BRAGANÇA
DA REPORTAGEM LOCAL

Diante das afirmações do técnico Jayme Netto Jr. de que há mais do que cinco atletas envolvidos no escândalo de doping, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, quer interpelá-lo judicialmente para que ele diga quem são os esportistas ainda não revelados.
"Do ponto de vista moral, ele [Jayme] tem que dizer quem são esses atletas. Uma acusação como essa é muito grave", afirmou o dirigente. "Quero apurar exatamente tudo isso que está acontecendo. A minha maior preocupação é alcançar todos os envolvidos. Alguém tem que dizer quem são eles. Ou o Jayme ou algum atleta"
Ontem, Jayme disse, sem citar nomes, que se surpreendeu com o fato de os exames de outros atletas envolvidos não terem apontado a presença de EPO (eritropoietina).
Além dos cinco flagrados no antidoping, outros oito esportistas foram submetidos a exames no mesmo dia (15 de junho), em Presidente Prudente. Quatro deles são vinculados à Rede Atletismo.
Mesmo sem a comprovação laboratorial, a confederação pretende punir atletas, caso o envolvimento deles com doping seja comprovado. Fato semelhante ocorreu no caso Balco, maior escândalo de doping dos EUA.
"Todos os citados serão ouvidos e, se for comprovado o envolvimento, serão punidos", afirmou Thomaz Mattos de Paiva, coordenador do inquérito sobre o caso na CBAt.
Segundo ele, a punição pode ser a mesma dada àqueles que foram flagrados no doping: de dois a quatro anos. A pena, no entanto, pode ser atenuada caso haja confissão.
Paiva afirmou ainda que dados da investigação serão repassados aos conselhos regionais de medicina e educação física e ao Ministério Público. Jayme pode ser responsabilizado criminalmente por ministrar substância sem estar habilitado. (JEM E MB)


Texto Anterior: Memória: Técnico ajudou Brasil a obter 2 pódios olímpicos
Próximo Texto: Escândalo pode acabar com maior time do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.