São Paulo, sexta-feira, 06 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Murer busca título inédito para o Brasil

Atleta do salto com vara pode ser campeã da Liga de Diamante por antecipação hoje na etapa de Estocolmo

MARIANA BASTOS
DE SÃO PAULO

A ausência das pistas da recordista mundial do salto com vara, a russa Ielena Isibaieva, nesta temporada fez bem a Fabiana Murer.
Além de ter alcançado seu recorde pessoal nesta temporada (4,85 m), a brasileira agora precisa de um ouro na etapa de Estocolmo para se sagrar campeã por antecipação da Liga de Diamante, circuito que reúne a elite do atletismo mundial e substituiu em 2010 a Liga de Ouro.
Em caso de vitória nessa etapa sueca, que será disputada hoje, Murer precisará apenas participar da final, em Zurique, para receber o título e o prêmio de US$ 400 mil (cerca de R$ 700 mil).
Nenhum atleta brasileiro chegou perto de obter a honraria similar a qual Murer está prestes a conquistar na Liga de Diamante. Em 2004, o triplista Jadel Gregório foi o maior destaque brasileiro, com duas pratas e um bronze, em seis etapas.
Murer, neste ano, já soma três ouros e uma prata em cinco etapas da Liga. Ela não participou da primeira, disputada em Doha, em maio.
Com os resultados prévios, ela soma 14 pontos, o dobro da segunda colocada na "corrida pelo diamante", a alemã Silke Spiegelburg.
"É bom saber que estou liderando a Liga, mas ainda não terminou, tenho de manter os bons resultados", disse Murer, que acompanhou à distância a disputa do salto com vara no Campeonato Europeu, em Barcelona, encerrado no último domingo.
As duas primeiras colocadas da prova estarão na mesma pista que a brasileira hoje. O ouro do Europeu foi conquistado pela russa Svetlana Feofanova (4,75 m) e a prata acabou com Silke Spiegelburg (4,65 m).
Para Murer, sua superioridade na Liga diante das rivais é uma surpresa, dado que neste ano ela vem testando uma nova técnica com 18 passadas para o salto. Antes, ela só dava 16 passos.
"Já me sinto mais bem adaptada às 18 passadas, mas acho que posso melhorar o ritmo da corrida", disse a brasileira. "Tenho que prestar atenção para não estar muito veloz no começo da corrida e me perder no final."
Mais adaptada à corrida longa, Murer quer quebrar seu recorde pessoal hoje.
"Vou em busca dos 4,90 m. E eu me sinto preparada para isso", afirmou a brasileira.


NA TV
Liga de Diamante
15h Bandsports




Texto Anterior: Xico Sá: 2010 é o 68 da bola
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.