São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Prefeito do Rio acaba com secretaria inútil e empossa executiva

2016
Paes extingue pasta que consumiu R$ 4,1 mi em data que marca cinco anos para os Jogos


DO RIO

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), decidiu acabar com a Secretaria Extraordinária da Copa-2014 e da Olimpíada-2016. A decisão foi publicada no "Diário Oficial" do município ontem, dia que marcou a contagem de cinco anos para os Jogos.
A pasta era coordenada por Ruy Cezar Miranda Reis e não tinha mais qualquer função desde maio de 2010, quando foi criado o Instituto Rio 2016, substituído ontem pela Empresa Olímpica Municipal.
A secretaria custou aos cofres municipais R$ 4,1 milhões entre janeiro de 2010 e junho de 2011, como revelou a Folha na terça-feira.
A empresária Maria Sílvia Bastos Marques tomou posse como presidente da nova empresa em solenidade realizada no Palácio da Cidade. A empresária já foi diretora do BNDES, secretária de Fazenda do Rio e presidente da Companhia Siderúrgica Nacional e do Grupo Icatu.
A nova empresa irá coordenar e executar todos os projetos municipais para a Copa do Mundo e para a Olimpíada, além de fazer a interlocução com a Autoridade Pública Olímpica (federal).
"A escolha da Maria Sílvia vem de sua competência e de sua capacidade de entregar o trabalho. Após os Jogos, o administrador público precisa deixar o legado de gestão. As coisas têm prazos, e precisamos entregá-las no tempo certo", afirmou Paes.
"No Brasil, temos a mania de não saber de quem é a responsabilidade. Isso é a alegria dos incompetentes."
Maria Sílvia disse que a função é "um enorme desafio que o prefeito deposita em mim". "E é importante fazer parte dessa transformação pela qual passará a cidade."
Em sua apresentação, a empresária afirmou ter duas missões: garantir o legado e mobilizar a população. Hoje, a empresária e o prefeito participam da inauguração do Parque dos Atletas, primeira instalação a ser entregue para os Jogos. A área de convivência será utilizada, antes da competição, para sediar as próximas três edições do Rock in Rio.
Ontem, Paes afirmou que o Rio está à frente do cronograma para a Olimpíada.
"Estamos com um ano de adiantamento", declarou.


Texto Anterior: Alemão: Campeão estreia com vitória
Próximo Texto: Comitê 'explica' quanto é 5 anos
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.