São Paulo, sábado, 06 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Espanhol

Esnobado pela CBF no passado, Thiago Alcántara, meia do Barcelona e filho de Mazinho , chega à seleção principal dos campeões mundiais

RAFAEL REIS
DE SÃO PAULO

A seleção brasileira está prestes a perder para a Espanha o jogador que virou a sensação da pré-temporada do melhor time do planeta.
O meia Thiago Alcántara, 20, filho do ex-volante Mazinho, parceiro de Romário e Bebeto no Brasil campeão da Copa-1994, foi convocado ontem pela primeira vez para a seleção principal da Fúria.
A participação no amistoso contra a Itália, na quarta--feira, em Bari, não o impedirá de atuar pela equipe brasileira -o que só acontecerá quando estrear por outro país em um jogo de competição.
Mas nada indica que Thiago irá declinar a oportunidade de jogar pela atual campeã mundial para defender a equipe do país do seu pai.
A própria CBF já admite que desistiu do meia que, segundo a entidade, não tem interesse em atuar pelo Brasil. "É gratuito creditar isso ao Mano Menezes", disse o diretor de comunicação da confederação, Rodrigo Paiva.
Nascido na Itália, enquanto Mazinho defendia o Lecce, o meia passou a maior parte da vida na Espanha e se formou como jogador de futebol do outro lado do Atlântico.
Destaque desde garoto das categorias de base do Barcelona, clube onde desembarcou em 2005, construiu carreira sólida nas seleções inferiores do país onde cresceu.
Passou por todas as categorias, e conquistou os Europeus sub-17 (2008) e sub-21 (2011) pela Espanha. Nos dois títulos, fez gols na decisão.
Antes, porém, seu pai tentou cavar uma vaga para o filho na base da seleção brasileira. Foi informado pela CBF que meninos que estavam no exterior "não interessavam".
"Fiz tudo o que podia para que o Thiago jogasse pelo Brasil. Mesmo assim, fico feliz por ele. [A convocação] é um prêmio", afirmou Mazinho, ao jornal espanhol "As", dando a entender que o meia já fez a escolha de qual cidadania irá adotar no futebol.
Com um estilo de jogo semelhante ao de Xavi, de passes curtos e precisos, o meia estreou na equipe adulta do Barcelona em maio de 2009. De lá para cá, disputou 20 partidas e marcou quatro vezes pelo campeão europeu.
Só agora Thiago será inscrito como um jogador do time A. Mas só poderá dar entrevistas exclusivas em dois anos -política do clube para proteger os jovens talentos.
Com contrato recém-reformulado para até o meio de 2015, o filho de Mazinho virou o destaque do clube na série de amistosos preparatórios para a nova temporada.
Ele é o artilheiro dos catalães nos testes. Marcou contra o Internacional, o Manchester United e duas vezes ante o Bayern de Munique.


Texto Anterior: Rita Siza: Operação Roberto
Próximo Texto: Estreia 'oficial' pode ser ante Liechtenstein
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.