São Paulo, sábado, 06 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Final do Aberto dos EUA define líder do ranking

Jankovic e Serena jogam hoje por título e topo

DA REPORTAGEM LOCAL

A sérvia Jelena Jankovic e a americana Serena Williams disputam hoje, às 20h, a final do Aberto dos EUA, que tem como bônus o topo do ranking.
A campeã toma o lugar da sérvia Ana Ivanovic e vence uma disputa que tinha seis concorrentes com condições de terminar o último Grand Slam da temporada com número um.
"Como você pode ver, estou com lágrimas nos olhos", afirmou Jankovic, após derrotar a russa Elena Dementieva ontem. "Estou muito emocionada por estar na final [a primeira em Grand Slams]."
A sérvia garantiu sua vaga na decisão após quebrar o saque de Dementieva cinco vezes e marcar 6/4 e 6/4 em uma hora e 34 minutos. "Havia muito vento e foi muito difícil. Elena é uma grande jogadora, que me fez correr por toda a quadra."
Campeã olímpica, Dementieva não havia perdido nenhum set até a semifinal, mas falhou muito ontem -foram 42 erros não-forçados.
"Eu só estava tentando algumas bolas vencedoras, mas simplesmente não conseguia concluir os pontos", afirmou Dementieva, que também lutava pelo topo do ranking.
Se Jankovic não escondeu a emoção ao se garantir em sua primeira final de Grand Slam, sua adversária de hoje está muito acostumada com o ritual de decidir um grande torneio.
Serena Williams busca seu nono título em um dos quatro principais torneios do circuito. Sua última final em um evento desse porte foi no mês passado, quando foi derrotada pela irmã Venus em Wimbledon.
"Estou muito feliz por estar de volta a uma final aqui", afirmou Serena, cuja última decisão em Nova York foi em 2002, quando derrotou Venus.
Para voltar à decisão do Aberto dos EUA, a americana derrotou a russa Dinara Safina por 6/3 e 6/2 após um início ruim, quando permitiu que a rival abrisse vantagem de 2 a 0.
A irmã de Marat Safin vinha embalada. Havia chegado à decisão de seis de seus últimos sete torneios disputados.
Jankovic e Serena estão empatadas em 3 a 3 no confronto direto, sendo que a americana venceu o último jogo.
"Na minha opinião, ela é a jogadora mais forte do circuito, ao lado da irmã", afirmou Jankovic. "Ninguém tem a força que elas têm. Não podemos comparar", completou.
"Acho que ela está jogando muito bem e está se divertindo bastante", afirmou a americana sobre a rival. "Ela não tem nada a perder, nem eu."
A decisão feminina e a definição da nova líder do ranking fecha o que os americanos estão chamando de Supersábado, programação que terá ainda as semifinais masculinas.
O que pode atrapalhar é o furacão Hanna. Por causa da previsão de chuva em Nova York, os organizadores decidiram antecipar o início da rodada.

Com agências internacionais

NA TV- Final feminina
Sportv 2, ao vivo, às 20h



Texto Anterior: Inclusão: Paraolímpicos também competem entre os sem deficiência
Próximo Texto: Homens têm novidade nas semifinais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.