São Paulo, quarta-feira, 06 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Empate assegura matematicamente time paulista nas quartas-de-final

Contra o Vasco, São Paulo tenta coroar reviravolta

RICARDO PERRONE
DA REPORTAGEM LOCAL

O São Paulo tentará coroar hoje, diante do Vasco, a sua volta por cima neste Brasileiro. Se pelo menos empatar a partida, às 21h40, no Morumbi, o clube paulista irá assegurar matematicamente uma vaga nas quartas-de-final e ficar mais perto de terminar a etapa na liderança, além de completar uma invencibilidade de dez jogos.
Há apenas um mês, o time de Oswaldo de Oliveira enfrentava a ira da torcida, a desconfiança da diretoria e o medo de ser eliminado na primeira fase do torneio.
No dia 5 de outubro, a equipe jogou com o Flamengo com a missão de salvar o emprego do técnico, em meio a uma sequência de cinco jogos sem vencer. Os cariocas foram batidos, e, de lá para cá, o time do Morumbi só venceu.
A recuperação foi empurrada por melhora na maioria dos fundamentos, segundo o Datafolha.
Na série de sete vitórias seguidas, a equipe acertou 51,6% de suas finalizações -contra 38,1% de acerto durante a sequência de cinco partidas sem vencer.
A ascensão da equipe marca a volta por cima de alguns atletas. Um dos casos emblemáticos é o de Gustavo Nery, afastado e chamado de "laranja podre" por Nelsinho Baptista, então técnico do clube, em 2001. Neste Brasileiro, ele ganhou espaço improvisado na zaga e jogará hoje na lateral esquerda, pois barrou Jorginho, contratado para ser titular.
Ameli, que não atuará por estar suspenso, se recuperou após um mau início de campeonato. Ontem, ele pegou dois jogos de suspensão por sua expulsão contra o Santos -já cumpriu um.
O atual momento também tem sabor especial para Luis Fabiano. No primeiro semestre, estava esquecido no Rennes (França). Hoje, disputa a artilharia do torneio.
Os zagueiros Jean e Júlio Santos são outros que fazem parte da lista de atletas que se recuperaram.
Jean se firmou logo como titular na competição, superando Ameli e Régis, o outro reforço contratado pelo clube para a zaga.
Júlio Santos, antes relegado à reserva, virou um curinga valorizado por Oliveira e é o substituto do volante Maldonado, contundido.
Ontem, Kaká também foi suspenso por um jogo por causa da expulsão contra o Santos, porém pegará o Vasco, pois já cumpriu a pena. Hoje será a vez de Jean, expulso contra o Guarani, ser julgado. Se for suspenso por mais de uma partida, ele não atuará.
O goleiro Rogério reclamou ontem de dores no joelho direito e pode ser substituído por Roger.


NA TV - Globo (menos para SP) e Record (só para o RJ), ao vivo, às 21h40



Texto Anterior: O que ver na Folha Online
Próximo Texto: Reforçado, time visitante adota estilo agressivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.