São Paulo, quinta, 6 de novembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Brasileiro é eliminado do Torneio de Moscou e está fora da Copa do Mundo, que reúne os oito melhores do ano
Kuerten fecha o ano com fracasso

FERNANDA PAPA
enviada especial a Moscou

Gustavo Kuerten, 21, está fora da corrida para a Copa do Mundo, que acontece na próxima semana, em Hannover, Alemanha.
Eliminado pelo tcheco Daniel Vacek (6/2 e 6/4), ontem, na segunda rodada do Torneio de Moscou, na Rússia, o tenista, 14º do ranking mundial, perdeu a chance de se classificar para a disputa em Hannover, pois precisava alcançar a semifinal do evento russo para conseguir os pontos necessários.
A derrota de ontem pôs em evidência a queda do brasileiro após a conquista do Aberto da França, em junho, em Roland Garros.
Nos últimos sete torneio que disputou, Kuerten não passou da terceira rodada. Nos cinco últimos, disputados em carpete, venceu três jogos e perdeu cinco. Desses cinco torneios, quatro eram importantes para lhe garantir pontos para a disputa da Copa do Mundo.
O evento reunirá, entre os dias 10 e 16, os oito tenistas que mais acumularam pontos nesta temporada.
Com 2.261 pontos (1.078 conquistados com o título do Aberto da França), Kuerten é o 11º da lista, que ontem teve a sexta de suas oito vagas definida, com a confirmação do espanhol Carlos Moyá.
Além dele, os norte-americanos Pete Sampras e Michael Chang, o australiano Patrick Rafter, o sueco Jonas Bjorkman e o inglês Greg Rusedski já estão classificados.
Os oito tenistas são divididos em dois grupos. Fazem as semifinais os dois melhores de cada grupo.
Foi a quarta vez, desde a criação da Copa do Mundo, em 90, que o campeão de um dos quatro torneios do Grand Slam -formado pelos Abertos da Austrália, França, EUA e por Wimbledon- não participará da competição.
O norte-americano Andre Agassi ficou fora em 92, ano em que venceu o torneio de Wimbledon, e em 95, quando foi campeão do Aberto da Austrália.
O sueco Stefan Edberg não jogou a Copa do Mundo em 91, quando venceu o Aberto dos EUA.
O nono tenista com mais pontos no ano também deverá estar em Hannover, caso algum dos participantes tenha de abandonar a disputa, por lesão, por exemplo.
Isso ocorreu no ano passado, quando Andre Agassi foi substituído pelo sueco Thomas Enqvist.
Gustavo Kuerten deve voltar ao Brasil amanhã.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.