UOL


São Paulo, sábado, 06 de dezembro de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL FC

A voz do povo
O Clube dos 13 gostou de proposta de Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, e resolveu encomendar uma ampla pesquisa sobre o futebol brasileiro. Pretende usar o resultado do levantamento para definir o preço ideal dos ingressos.

Quem paga a conta
Para Campos Pinto, que disse recentemente que o torcedor é quem sempre paga a conta, a solução para os clubes é aumentar substancialmente o valor das entradas -a mais barata no Nacional custa R$ 15. ""Tem que elitizar mesmo. Futebol não pode ser mais barato que peça de teatro. Quem não tiver condições que veja o jogo pela TV."

No lixo
O deputado Gilmar Machado (PT-MG) não irá incluir no texto do Estatuto do Desporto a sugestão do C13 de acabar com o direito de arena para os jogadores. Mas a entidade lhe enviará, na segunda-feira, novas propostas, entre as quais a do salário variável para os atletas.

O intermediário
Com receio de que o relator do texto que unifica a legislação esportiva também não acate as novas sugestões, o C13 entrou em contato com deputados do PFL e do PTB. Quer que um deles as envie como emendas ao projeto de Machado. O prazo para apresentá-las expira quarta.


Descarga
Desafeto de José Carlos Brunoro, ex-diretor da Parmalat no Palmeiras, Mustafá Contursi explodiu ontem em fórum de futebol da FGV. Quando o primeiro começou a falar, o presidente se retirou da sala. E saiu vociferando: "Não vou transformar meu ouvido em penico".

Socorro
Estudo da FGV indica que os principais times do país precisariam de R$ 200 milhões só para pagar suas dívidas de curtíssimo prazo. É o valor do empréstimo que eles pedirão para o governo.

Nova chance
Júnior pode ter sido um fiasco como técnico do Corinthians, mas deverá ter nova chance no futebol. Será coordenador-técnico do Flamengo, se Márcio Braga ganhar as eleições de segunda. Como treinador, pelo jeito, nem o Fla o quer.

Páreo duro
Nas últimas horas, a candidatura de Delair Dumbrosck ganhou força na Gávea. Se há duas semanas Márcio Braga considerava sua vitória favas contadas, hoje ele próprio tem dúvidas se voltará a dar as cartas no Fla.

Para todos os lados
Apesar de a Pepsi ter prioridade para renovar contrato de patrocínio com o Corinthians, o clube negocia com outras duas empresas. Uma é do setor automobilístico, outra, da área de telecomunicações.

Ranking paulista
O São Caetano não se conforma com critério usado pela FPF para definir os paulistas que vão disputar a Copa do Brasil. A entidade desconsiderou a primeira fase do Paulista do ano passado e considerou apenas a segunda, na qual o time teve pior campanha que Guarani e Barbarense.

Só bronze
Das 17 camisas de jogadores que a NBA vende no Brasil, a terceira com maior procura é a de Nenê, paulista que atua no Denver Nuggets. Ele perde para Michael Jordan, que já parou de jogar, e Kobe Bryant, que responde à acusação de estupro.

Terra batida
Os dois primeiros torneios de Guga em 2004 serão em quadra dura, mas é no saibro que ele tem treinado. Larri Passos brincou que fez a opção porque precisa melhorar em seu piso preferido. Só que a brincadeira tem um fundo de verdade. Gustavo Kuerten não ganha título no saibro desde julho de 2001.

E-mail:
painelfc.folha@uol.com.br

DIVIDIDA

De Celso Rodriguez, assessor jurídico do C13, sobre o Estatuto do Torcedor:
- De 44 artigos, dez no máximo estão ligados aos direitos do torcedor. Os outros dizem respeito à obrigação de dirigentes ou entidades esportivas, mas que não são direito do torcedor.

CONTRA-ATAQUE

Corintiano graças a Deus

O arcebispo emérito de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, esteve ontem no Corinthians.
Quando perceberam a presença do arcebispo, alguns jogadores saíram do vestiário e foram cumprimentá-lo. O mais animado era Vampeta.
Descontraído como ele só, o volante foi logo dizendo:
- E aí padre, tudo bom? O último padre que pintou por aqui deu sorte, ganhamos de cinco.
Em seguida, pegou uma bola e meteu entre as pernas de dom Paulo. Mas não parou por aí. Aproveitou que o convidado pediu reforços para o time e deu uma cutucada na diretoria:
- Olha aí diretoria, se quiser renovar comigo estou aqui.
Dom Paulo lhe apoiou e disse que ele continuará no clube, ao que Vampeta emendou:
- Tá vendo? Se o senhor falou, Deus falou.


Próximo Texto: Superliga, 10, escancara política do "pagou, jogou"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.