São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Não tenho culpa nenhuma", diz Orsi

Presidente interino do Corinthians entre agosto e outubro fala que lamenta apenas não ter contratado atletas melhores

Dirigente rebate acusação de Alberto Dualib, a quem julga ser responsável pela queda à Série B, e afirma ter pego clube cheio de dívidas

EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

Presidente interino do Corinthians entre agosto e outubro, Clodomil Orsi, 70, disse ter sido eleito o "bode expiatório" por Alberto Dualib, que atribuiu a ele, ontem, na Folha, a maior responsabilidade pela queda do clube à Série B.
Ontem, Orsi disse que Dualib deixou o clube em frangalhos, que usou o dinheiro da venda de atletas para saldar dívidas e que sua única culpa foi não ter podido contratar melhor.

 

FOLHA - O senhor tem alguma culpa pelo rebaixamento?
CLODOMIL ORSI -
Eu acho, com toda a sinceridade, que a única parcela de culpa que tenho foi não ter conseguido contratar jogadores melhores. Eu não tenho culpa nenhuma. Se tivesse, já teria sumido do mapa.

FOLHA - Alberto Dualib lhe atribuiu a maior responsabilidade.
CLODOMIL ORSI -
Acredito que não cometi nenhum equívoco, apenas agi com independência, pois Antoine Gebran, mesmo afastado, segundo Dualib, dos estádios há mais de 20 anos, é pessoa de grande conhecimento no futebol, com livre trânsito, tanto na FPF, quanto na CBF. Isso talvez tenha incomodado o Dualib.

FOLHA - Ele disse que o senhor não deveria ter demitido Carpegiani.
CLODOMIL ORSI -
Ele estava assustado antes do jogo com o Cruzeiro, mas dei força a ele. Havia demitido o Ilton José da Costa [ex-gerente] e o Rubens Gomes [ex-vice de futebol]. A pressão era muito grande e foi a melhor coisa a ser feita.

FOLHA - Quem é o maior culpado?
CLODOMIL ORSI -
Foi o Dualib. Ele esqueceu a hora de sair. E nunca o cobrei por isso. Toda a desgraça que se abateu sobre o clube deve-se a ele e Nesi Curi.

FOLHA - O que o senhor fez com o dinheiro (R$ 51 milhões) que o Dualib diz ter deixado?
ORSI -
Desde o início da interinidade, eu e meu grande amigo Wilson Bento só fizemos fechar "torneiras" e "ralos". Porém éramos apenas dois para, em curto espaço de tempo, tentar restabelecer a dignidade de nosso amado Corinthians.

FOLHA - Havia dinheiro só para pagar dívidas?
ORSI -
Os problemas brotaram aos minutos, as cobranças se acumulavam. E justamente neste momento buscamos pelo numerário que Dualib disse ter deixado em caixa, pois os credores já haviam sujado o nome do Corinthians.

FOLHA - Mas e venda de atletas?
ORSI -
O Dualib não deixou dinheiro em caixa, mas negócios de venda de jogadores entabulados, mas não realizados, com exceção do Carlos Alberto, câmbio concluído em 30 de julho. Sendo certo que o dinheiro foi usado de imediato para colocar em dia a folha de pagamento e o direito de imagem dos atletas, zerados ao final de agosto. As demais [vendas] ocorreram sob nossa gestão.

FOLHA - Como o Willian?
ORSI -
No caso da venda do Willian, fui procurado pessoalmente pelo pai do atleta, acompanhado pelo empresário do Shakhtar, procuradores e advogados. A venda foi aprovada pelo Cori em 23 de agosto, restando ao Corinthians o líquido de R$ 28.851.600,00.

FOLHA - O senhor acha que o Kia [Joorabchian, da MSI] tem culpa?
ORSI -
O Kia era apenas o gestor da conta da MSI.

FOLHA - Por que o senhor apoiou a parceria?
ORSI -
Apoiei porque naquele momento acreditava no Dualib. O clube precisava de dinheiro. Mas, além de mim, outros 299 conselheiros aprovaram.

FOLHA - E o Andrés Sanches?
ORSI -
O Andrés é um apaixonado pelo clube, não tem culpa.

FOLHA - O senhor se arrepende de ter contratado o Nelsinho?
ORSI -
Tentamos, primeiro, o Tite, depois, o Mano Menezes. Ambos não deram certo na época. Contratamos o Nelsinho. Achamos que ele acertaria o time, mas foi muito mal.

FOLHA - O senhor está com medo da torcida?
ORSI -
Tem que esperar para ver a reação, mas eles não me procuraram. Então, acham que não tenho culpa. Estou arrasado com o rebaixamento, mas o Corinthians sairá dessa.


Texto Anterior: Clube deve para CBF, C13 e federação
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.