São Paulo, quinta-feira, 06 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Finasterida pode causar perda de libido

DA REPORTAGEM LOCAL

A finasterida, droga encontrada no exame de Romário, é considerada um agente mascarante. Ou seja, ajuda a esconder o uso de outras substâncias proibidas.
"Ela estimula a reabsorção dos esteróides anabólicos. Não tem efeito diurético, mas faz com que o organismo diminua a excreção desse tipo de substância", explica o toxicologista Marco Aurélio Dornelles, que atuou no antidoping do Pan do Rio.
Um dos principais efeitos colaterais da finasterida é a diminuição da libido. Mas tal problema só foi constatado, por estudos, em 1,1% dos usuários. Segundo Dornelles, o medicamento não é indicado para as mulheres.
"A finasterida pode acarretar malformação do feto."
Por conta de pressão de federações, a Agência Mundial Antidoping pôs a finasterida na lista de "substâncias específicas" a partir de 2008.
Na prática, isso beneficia Romário, que está sujeito a pena mais branda -a lei retroage em benefício do réu. Agora, ele pode levar de simples advertência a um ano de suspensão, dependendo das circunstâncias do caso.


Texto Anterior: Prestígio de Romário preocupa o STJD
Próximo Texto: Polícia: Rebeca é intimada a depor amanhã no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.