São Paulo, domingo, 06 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Santos diz adeus ao "pior Luxemburgo"

Time, que assiste a seu badalado treinador quebrar série de marcas negativas e se despedir, apenas cumpre tabela hoje

Vitória da oposição, ontem, decreta fim de fracassada passagem de Luxemburgo pela Vila; treinador deve assinar com o Internacional

LUCAS REIS
DA REPORTAGEM LOCAL

O técnico Vanderlei Luxemburgo se despede hoje do Santos e de um Nacional inesquecível para ele. Negativamente.
Contra o Cruzeiro, às 17h, na Vila Belmiro, o Santos apenas cumpre tabela e vê no banco de reservas o treinador encerrar sua mais infrutífera temporada na Vila Belmiro, em toda a década e também na era de pontos corridos do Nacional.
Será a última partida de Luxemburgo no Santos. Tanto ele quanto os opositores, que ontem derrotaram o presidente Marcelo Teixeira nas urnas, já haviam afirmado que um acordo seria impossível. Seu destino deve ser o Internacional.
Números do Datafolha revelam que este é foi o pior Santos de Luxemburgo. Em sua quarta passagem pelo clube do litoral, o treinador ostenta até aqui um aproveitamento de pontos de 46,6% -são nove vitórias e oito empates em 25 partidas.
É, também, o pior desempenho dele nesta década, na qual dirigiu ainda Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro -sua melhor campanha, entre 2002 e 2004- e Real Madrid.
Completando o ciclo de insucessos em 2009, Luxemburgo faz sua pior campanha em Nacionais desde a implementação dos pontos corridos, em 2003. Com o Santos atualmente em uma singela 11ª posição, será a primeira vez que ele não terminará o campeonato entre os quatro primeiros colocados.
Seguidamente questionado pela fraca campanha do time, Luxemburgo credita os maus resultados à falta de tempo para imprimir o seu "projeto". O treinador fez incontáveis críticas ao presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, por sua demissão do clube, em junho.
"O meu projeto era o Palmeiras, não o Santos. Minha pretensão era não trabalhar até o fim do ano, mas atendi a um apelo do Marcelo [Teixeira] para assumir o Santos", disse o treinador, que fazia planos para 2010, como a administração de um fundo de investimentos.
Apesar do mau desempenho nesta temporada, Luxemburgo ainda mantém o título de "rei dos pontos corridos". Desde 2003, o treinador soma aproveitamento de 60,1% dos pontos que disputou, à frente do tricampeão Muricy Ramalho, que ostenta índice de 59,4%.


Texto Anterior: Juca Kfouri: Maracanã em dia de graça
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.