São Paulo, segunda-feira, 06 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sérvia vira e conquista sua 1ª Davis

TÊNIS País ganha os dois últimos jogos contra a França em Belgrado

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Sérvia conquistou ontem, em Belgrado, seu primeiro título na Copa Davis, principal competição entre países do tênis.
O ponto decisivo para o placar de 3 a 2 sobre os franceses, donos de nove títulos, veio com a vitória de Viktor Troicki sobre Michael Llodra por 3 a 0 (6/2, 6/2 e 6/3).
A Sérvia, que disputa a competição de maneira independente desde 2007, tornou-se a 13ª nação a vencer a Davis, disputada desde 1900.
"Isto é histórico. É nossa maior vitória pessoal, como equipe e também como país", disse Novak Djokovic, terceiro do ranking mundial e principal tenista sérvio.
Foi ele quem abriu o caminho do título após a França vencer a partida de duplas anteontem e fazer 2 a 1.
Ontem, com tranquilidade, Djokovic bateu por 6/2, 6/2 e 6/4 o número um da França e 12 do mundo, Gael Monfils, que não foi capaz de impor resistência ao rival.
"Com Guy [Forget, capitão], tentamos mudar a tática várias vezes porque o Novak jogava muito bem, mas ele foi sensivelmente melhor", reconheceu Monfils.
Djokovic, que venceu seus dois jogos na final sem ceder sets, fez um pedido à plateia para a quinta e decisiva partida. "Vocês precisam fazer barulho para silenciar os torcedores franceses. Estamos em casa e temos que fazer isso valer", disse o tenista sérvio.
E foi o que aconteceu. A torcida que lotava os 17 mil lugares da Belgrado Arena gritava "Viktor" e "Sérvia" para empurrar o 30º do mundo, escolhido para substituir Janko Tipsarevic, 49º, que foi presa fácil para Monfils no primeiro dia do confronto.
A França também decidiu mudar. Gilles Simon, 42º, deu lugar a Llodra, 23º, que vinha bastante embalado.
Além de ter formado a dupla vencedora no sábado, Llodra havia disputado cinco jogos na Davis em 2010 (dois de simples) e estava invicto.
"É o mais inacreditável momento da minha vida", afirmou Troicki, que soube neutralizar muito bem o estilo saque-voleio de Llodra.
Antes da entrega do troféu da Davis, conhecido com Ensaladeira de Prata, os sérvios cumpriram a promessa de raspar a cabeça pelo título.
"Nos conhecemos há muito tempo e somos amigos dentro e fora de quadra. Esta é a nossa força", afirmou Djokovic sobre a equipe campeã da Copa Davis-2010.


Texto Anterior: São Paulo: Desinteressada, equipe goleia Atlético-MG e encerra ano sofrível
Próximo Texto: Londres-2012: Prefeito de Londres cancela hotel grátis para cartolas da Fifa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.