São Paulo, quarta-feira, 07 de janeiro de 2009

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superexposição

Copa SP vira vitrine para empresa de vices da FPF

Firma de cartolas da entidade ganha espaço na TV durante a competição

Grupos de Taubaté e São José dos Campos, onde há placas de publicidade da Milclean, de dirigentes, são dois dos que mais aparecem na TV


MARIANA BASTOS
DA REPORTAGEM LOCAL
RICARDO PERRONE
DO PAINEL FC

A Copa São Paulo de Futebol Júnior transformou-se em vitrine para a exposição na TV de uma empresa de dois diretores da federação paulista, a organizadora do torneio sub-18.
A Milclean Comércios e Serviços tem placas publicitárias atrás dos gols em Taubaté, que terá mais jogos transmitidos -ao lado de São Carlos, onde está o Corinthians, e Itu, no qual aparecem Desportivo Brasil (time da Traffic) e Cruzeiro.
Só uma das seis partidas jogadas em Taubaté, onde também estão Grêmio, Portuguesa e Nacional-AM, não passará ao vivo. Já no grupo do Inter-RS, em São José dos Campos, cujo estádio também tem placas da Milclean, só dois jogos não têm transmissão ao vivo prevista.
Oito grupos não aparecem na programação das TVs.
Assim, em nove jogos, a Milclean, do vice da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, e do vice administrativo, Otávio Alves Corrêa Filho, aparecerá na TV.
Os dois cartolas participam diretamente da organização. Bastos é do Comitê Executivo.
Corrêa Filho é diretor da sede de Taubaté. Ambos foram dirigentes do time local.
"Paguei R$ 20 mil pelas placas para ajudar o Taubaté", afirmou Corrêa Filho. Mas, de acordo com o regulamento, o direito de publicidade é da FPF.
Corrêa Filho também disse que Bastos não é mais sócio de sua empresa. Porém ficha cadastral atualizada da Milclean na Junta Comercial de São Paulo mostra Bastos como sócio com participação de R$ 330 mil. É praticamente a metade do valor de seu parceiro.
Por meio da assessoria de imprensa da federação, Bastos confirmou a sociedade e disse que participou da definição da grade das emissoras em reunião com Marco Polo Del Nero, presidente da FPF, e as TVs.
Indagada sobre o valor das placas, a FPF disse que não comenta sobre suas negociações.
A ESPN Brasil, uma das emissoras que transmitem o torneio, disse que não paga pelos direitos. "Em troca, damos espaço comercial à federação", afirmou Carlos Eduardo Maluf, diretor de aquisições da TV.
"Os jogos entre times pequenos que transmitimos são preliminares de partidas de [times] grandes. Não houve interferência da federação", disse ele, sobre a exibição de duelos como Taubaté x Nacional-AM.
O Sportv não revelou detalhes da negociação. "É uma competição importante, e o Sportv acredita que seus assinantes tenham interesse em assistir aos jogos, sem dar juízo de valor para um time ou outro", resumiu Pedro Garcia, diretor de negócios. A Rede Vida não respondeu à reportagem.
Se for mantida a programação, o Taubaté passará mais na TV na primeira fase do que o Palmeiras, do qual o presidente da FPF é conselheiro e que não terá seu último jogo exibido.
A superexposição das sedes em que estão as placas da Milclean indica que o grupo de Bastos não perdeu força, apesar de seu desentendimento com Del Nero. O presidente queria que ele se afastasse por supostamente ter intermediado a tentativa de entrega de convites do show de Madonna por parte do São Paulo ao juiz Wagner Tardelli, em dezembro.


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