São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOXE

Lennox Lewis, campeão do CMB, pretende se dedicar à área empresarial

No auge, carrasco de Tyson e Holyfield pendura luvas

France Presse
Lennox Lewis, 38


EDUARDO OHATA
DA REPORTAGEM LOCAL

O peso-pesado mais dominante dos anos 90, Lennox Lewis, 38, confirmou sua aposentadoria ontem, na Inglaterra. Além de ter unificado os três principais títulos do boxe, Lewis tem vitórias sobre Evander Holyfield e Mike Tyson.
Lewis é o terceiro campeão na história dos pesos-pesados a se aposentar enquanto ainda tem o título -os outros foram Rocky Marciano e Gene Tunney. Lewis é o primeiro inglês a fazê-lo.
Segundo Lewis, ele será diretor da Sport Entertainment and Media Group, companhia que gerencia a carreira de atletas de ponta. Ele também estaria interessado em ser empresário na área de rap.
"Gostaria de anunciar que disputei minha última luta profissional em 21 de junho de 2003", disse Lewis em alusão à sua vitória sobre o ucraniano Vitali Klitshko, que como primeiro do ranking deve enfrentar o sul-africano Corrie Sanders pelo título vago.
"Tenho orgulho de ter trazido o título mundial de volta à Inglaterra, uma nação com tradição histórica no boxe, e também em ter sido o primeiro campeão mundial inglês depois de Bob Fitzsimmons, que havia conquistado o cinturão há mais de um século."
Em seu discurso, Lewis acrescentou ainda que, a exemplo de Marciano e Tunney, não pretende retornar mais aos ringues.
Apesar de ter só o título do Conselho Mundial de Boxe no momento, Lewis é considerado pelos especialistas o melhor peso-pesado da atualidade e somente perdeu os cinturões da Associação Mundial de Boxe e Federação Internacional de Boxe no tapetão.
O cartel profissional de Lewis registra 41 vitórias, 2 derrotas e 1 empate. Ele também foi campeão olímpico, representando o Canadá, nos Jogos de Seul, em 1988.
Se deixou os duelos no ringue, Lewis tem ainda um desafio, mas desta vez nas cortes de Justiça.
O promotor de lutas Don King acusa Lewis, sua companhia, Lion Promotions, e seu advogado Judd Burstein de perjúrio por conta de comentários feitos pelo último e publicados em sites da internet.


Texto Anterior: Futebol: Lateral-esquerdo do Sport é pego no antidoping
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.