São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiro deste ano terá 28 clubes

SÉRGIO RANGEL
DA SUCURSAL DO RIO

O Campeonato Brasileiro de 2001 será disputado por 28 clubes.
A informação foi confirmada ontem pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira.
Além dos 25 times que estiveram no módulo correspondente à primeira divisão da Copa João Havelange, o São Caetano, o Paraná e o Remo, do Pará, estão garantidos no Nacional deste ano.
Os três times foram os primeiros do Módulo Amarelo da Copa JH e se classificaram para a disputa da segunda fase do torneio no ano passado.
A confirmação de que 28 times participarão do Brasileiro fere os interesses da Globo, que defendia, no máximo, 24 times. A emissora tem o direito de transmissão do torneio até 2005.
Apesar de preferir manter em caráter reservado os participantes do Brasileiro-2001, Teixeira deixou claro que não vai entrar em conflito com os dirigentes dos times que se classificaram no Módulo Amarelo para disputar a segunda fase da Copa JH.
O dirigente tem ciência de que a exclusão dos três clubes do Brasileiro poderia criar um outro impasse jurídico para dificultar a realização do torneio.
""A nossa idéia é viabilizar o campeonato. Todos os clubes que possam criar um problema para a gente, nós vamos conciliar. Não adianta começar o torneio neste ano e depois paralisá-lo por causa de problemas na Justiça", declarou Teixeira.
O dirigente disse que o anúncio oficial dos participantes do Brasileiro só deverá ser feito em abril.
A prova de que o Paraná está garantido no campeonato neste ano pôde ser percebida ontem durante o anúncio dos clubes que vão disputar a Copa do Brasil.
O time foi substituído pelo Malutron, clube-empresa paranaense que conquistou uma vaga na segunda fase da Copa JH no ano passado após ser o vencedor dos módulos Branco e Verde.
Apesar de ter perdido a vaga na Copa do Brasil, os dirigentes do Paraná não protestaram contra a decisão porque acreditam que vão jogar o Brasileiro deste ano.
O presidente da federação paranaense de Futebol, Onaireves Moura, que esteve ontem na sede da CBF, disse que o Paraná vai acatar a decisão, mas se recusou a confirmar o acordo.
Apesar de garantir que o Brasileiro será inchado neste ano, Teixeira disse que a versão 2002 será reduzida.
""No ano que vem, essa história acabou. Se ficar determinado um critério de descenso e acesso, ele será respeitado", afirmou o presidente da CBF.
A tendência é que mais de quatro clubes sejam rebaixados no Brasileiro-2001.


Texto Anterior: Sindicato dos atletas protesta e estuda apelo
Próximo Texto: Só times convidados disputarão Copa do Brasil
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.