São Paulo, quarta-feira, 07 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL

Corinthians tenta acertar hoje contratação do lateral-direito Quintana

Colombiano deve ser o 1º reforço de Luxemburgo

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Após a fracassada negociação com o volante Rincón, o Corinthians deve anunciar hoje o primeiro reforço da era Luxemburgo: o lateral-direito colombiano Quintana, do Deportivo Cali.
A Folha apurou que o clube está muito próximo de um acordo com o jogador, que viria para o Parque São Jorge por empréstimo, com o valor do passe fixado.
Se o negócio for fechado, Quintana, que é titular da seleção colombiana, será o único contratado dos três reforços pedidos pelo técnico Wanderley Luxemburgo para o Campeonato Paulista-o prazo para a inscrição de jogadores terminará amanhã.
Além do lateral, Luxemburgo havia indicado a contratação de um meia e de um atacante.
A diretoria tentou trazer de volta ao clube o volante Rincón, porém as negociações com o colombiano fracassaram.
O Corinthians está encontrando dificuldades para trazer reforços porque não quer violar a nova política salarial do clube.
No caso de Rincón não houve acerto porque o jogador queria ganhar, entre salários e aluguel do passe, cerca de R$ 3 milhões por um contrato de um ano.
Além de se recusar a pagar pelo aluguel do passe, o clube ofereceu ao jogador seu teto salarial (R$ 120 mil mensais).
"Não podemos abandonar nossa política salarial por causa de um jogador. Seria uma incoerência", afirmou o vice-presidente de futebol corintiano Antonio Roque Citadini.
Segundo o dirigente, outro fator que está atrapalhando a vinda de atletas é a possibilidade da extinção do passe, com base na Lei Pelé, prevista para o próximo dia 26.
"Temos uma situação peculiar. O mercado vive um momento de ajustes, não podemos fazer loucuras", declarou Citadini.
A indefinição na contratação de reforços fez Luxemburgo criticar a diretoria publicamente.
Após o jogo contra o São Caetano, pelo Paulista, o treinador deu um ultimato ao HMTF, fundo de investimentos que administra o futebol do clube, sobre a contratação de Rincón. A insatisfação de Luxemburgo expôs o primeiro conflito entre ele, a diretoria corintiana e o HMTF.
Além de cobrar reforços, o treinador sacou do time três dos quatro reforços contratados por Citadini para esta temporada -Gleguer, Gallo e Paulo Nunes, titulares antes de sua chegada ao clube.
O único que permanece como titular é o volante Otacílio.
"As contratações mais recentes estão sendo aproveitadas, sim. Nenhum jogador do clube está assegurado entre os titulares", contemporizou Citadini.
Na verdade, a provável contratação de Quintana servirá para amainar o clima tenso instalado no clube em razão da má campanha no Campeonato Paulista.
O Corinthians divide a penúltima colocação no Estadual com a Inter, com apenas cinco pontos.
Em sete jogos disputados, o time só venceu um, o clássico contra o Palmeiras-foram mais quatro derrotas e dois empates.
Enquanto Quintana não chega, o Corinthians, que realiza a segunda pré-temporada, em Serra Negra, poderá contar com Rogério e Índio para a lateral direita na partida contra a própria Inter, sábado, em Limeira.
Os dois jogadores, que estavam contundidos, foram liberados pelo departamento médico.


Texto Anterior: Futebol: São Caetano só empata em sua estréia na Libertadores
Próximo Texto: Santos muda seis para partida de domingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.