São Paulo, segunda-feira, 07 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIDA SANTOS
A terceira levantadora


De volta à boa forma após gravidez, a alta e habilidosa Fabíola foi uma boa escolha do técnico José Roberto


FIM DA temporada de clubes, chegou a hora das seleções. A feminina já se apresenta hoje em Saquarema, no Rio. A primeira competição do ano será o Pan-Americano, do Rio de Janeiro, em julho.
A convocação do técnico José Roberto Guimarães foi justa. A boa surpresa foi a terceira levantadora, Fabíola, 24 anos e 1,84 m. Na última Superliga, ela defendeu o Brasília. Na seleção, treinará com as vice-campeãs mundiais Fofão e Carol.
Fabíola é alta, habilidosa e foi campeã mundial juvenil em 2001. Ficou um pouco fora do circuito porque estava grávida em 2005/ 2006. O Minas foi esperto e, na última semana, a contratou.
Dani Lins, eleita a melhor levantadora da Superliga, ficou fora da lista. No time do Rio, alternou belas atuações com jogos complicados. Nos momentos decisivos, contra o Osasco, quem jogou foi Camila Adão. Fabíola tem hoje mais condições de estar na seleção do que Dani Lins.
No meio-de-rede, Walewska e Fabiana têm posição garantida. A briga pela terceira vaga vai ser boa, entre Carol Gattaz e Thaísa, de 20 anos e 1,96 m. Na Superliga, Thaísa foi um paredão, esteve melhor que Carol e tem chance de ganhar a posição.
Mas a grande disputa será pelas quatro vagas de ponteiras: Mari, Paula Pequeno, Jaqueline, Sassá, Natália e a volta de Érika. Natália, 17, está fora do Pan porque vai disputar o Mundial juvenil. Só volta à seleção em agosto. A briga pela quarta vaga será entre Érika e Sassá.
Só foram chamadas duas opostos, Sheila e Renatinha. Outras duas, Joycinha, do Minas, e Regiane, do Rio, foram convidadas para treinar com a seleção e podem integrar a equipe em outros torneios. Renatinha, que caiu muito na fase final da Superliga, que se cuide.
As jogadoras que atuam na Itália vão se apresentar após encerrarem suas participações no Italiano. Pesaro (Sheila e Mari), Perugia (Fofão e Walewska), Jesi (Jaqueline) e Chieri (Érika) estão nas quartas-de-final, que começam nesta quarta-feira.
Nesse período, Zé Roberto, também técnico do Pesaro, deve acompanhar alguns treinos no Brasil.
Nas primeiras semanas, a seleção brasileira ficará com Cláudio Pinheiro e Paulo Coco.

GIBA NA RÚSSIA
O atacante da seleção vai jogar na Rússia na próxima temporada. Vai defender o Odintsovo. Giba anunciou a transferência depois que o seu time, o Cuneo, foi eliminado pelo Piacenza, de Escadinha, nas semifinais do Campeonato Italiano. O Piacenza vai disputar o título com o Treviso, de Gustavo.

ESPANHOL
O Murcia, do técnico Paulo Coco e da levantadora Fernanda Venturini, conquistou o título do Campeonato Espanhol. O time derrotou o Tenerife, do brasileiro Rafael Prado, por 3 sets a 0. Foram três vitórias em quatro partidas disputadas na fase final.

cidasan@uol.com.br


Texto Anterior: A idéia de cada um
Próximo Texto: Luxemburgo dedica feito a desafetos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.