São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRANÇA, FORA DE CAMPO

Federação é exemplo de organização

DO ENVIADO A SEUL

A superioridade que a seleção francesa tem demonstrado sobre a brasileira nos últimos anos excede os limites do gramado.
A estrutura que a Federação Francesa de Futebol coloca à disposição do treinador Roger Lemerre chama a atenção pela grandiosidade e pela estabilidade.
A delegação da França na Copa das Confederações, incluindo jogadores, comissão técnica e apoio administrativo, tem 60 pessoas, quase o dobro de integrantes da brasileira, com 35 pessoas.
Embora o presidente da federação, Claude Simonet, esteja o tempo todo com o grupo na Coréia do Sul, o chefe da delegação é Lemerre, que conta com dois auxiliares, os ex-jogadores René Girard e Guy Stefane.
Ao explicar o seu trabalho, o responsável pela logística, Henry Emile, chega a desdenhar da Fifa.
"Se precisamos nos deslocar urgentemente de Seul a Tóquio, a Fifa levará umas 12 horas para organizar a viagem. Nós somos capazes de viajar em duas horas."
A sequência de trabalho dos profissionais é uma das chaves para o sucesso do futebol francês nos últimos anos.
Quando o atual treinador deixar o cargo, é provável que seja substituído por alguém do corpo de técnicos da própria federação -um dos dois auxiliares ou o treinador da seleção sub-20, Raiumund Domenech.
É o caso de Lemerre, que foi auxiliar do seu antecessor, o campeão mundial Aimé Jacquet.
A boa estrutura da federação, tida como a mais organizada da Europa, tem permitido, entre outras coisas, o desenvolvimento das categorias de base na França nos últimos anos.
Nos anos 70, a Federação Francesa criou o Instituto de Formação de Vichi, que se tornou uma referência para os clubes montarem os seus próprios centros de revelação de atletas. O CT da seleção francesa, em Clarefontaine, também é modelo. (FV)


Texto Anterior: Treino secreto é usado para praticar pênaltis
Próximo Texto: França, em campo: Título europeu consolida ascensão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.