São Paulo, quinta-feira, 07 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS SARLI

Gigante gelado

Ana Boscarioli, que tenta ser a 1ª sul-americana a conquistar os Sete Cumes, tomou a mais difícil decisão do montanhista

EM 18 DE MAIO do ano passado, Ana Elisa Boscarioli se tornou a primeira brasileira a alcançar o cume do Everest. Ela subia pela face sul enquanto seu amigo Vitor Negrete descia pela norte, depois de conquistar o cume sem uso de oxigênio complementar. Vitor morreu horas depois de atingir seu objetivo. Sua lamentável morte acabou ofuscando a conquista de Ana.
Cirurgiã plástica, 41, uma filha, Ana busca agora outro ideal: ser a primeira sul-americana a completar a rota -Sete Cumes. Ela agora está no monte McKinley, no Alasca, também conhecido como Denali -que no dialeto indígena local significa "O Grande". É, de fato, o pico mais alto da América do Norte e está na lista dos mais altos de cada um dos sete continentes: Everest (Ásia), Aconcágua (América do Sul), Kilimanjaro (África), monte Elbrus (Europa), maciço Vinson (Antártida) e a parede Carstensz (Oceania). Ana, que já subiu o Aconcágua e o Everest, pretende subir todos.
Com "apenas" 6.194 m, o Denali é famoso pelo frio. O limite físico e psicológico é testado nas escaladas de alta performance, e muitas vezes a decisão de renunciar ao objetivo é difícil, mas necessária. Com larga bagagem de escaladas e prevendo o perigo, Ana teve que tomar uma das decisões mais difíceis para um montanhista: olhar para o cume a poucos metros e voltar. A Nokia Denali Expedition 2007 conta, além de Ana, com Roman Romancini, Clayton Conservani, Eduardo Keppker, o inglês Andrew Chandler e o equatoriano Pepe Jijón. Ana, Roman e Andrew optaram, quando todos atacavam o cume, por voltar ao acampamento. Clayton, Eduardo e Pepe seguiram e, no dia 1º de junho, atingiram o cume. Em seu blog, Clayton conta que a ponta do nariz e a dos dedos ficaram bastante debilitadas por causa do frio de -40C e do vento forte. Ana Elisa, Roman e Andrew partiram para o pico ao ver a outra metade do grupo chegar com segurança. Na terça passada, a 20 m do pico do Denali, os três optaram por retornar, após Roman e Ana escorregarem por quase 150 m. Os ventos passavam de 50 km/h. Não foi dessa vez, mas Ana diz, em seu site, que "é uma montanha que vale a pena voltar". Seus desafios vão continuar.

MUNDIAL DE SURFE - WCT
Pela primeira vez, o Tour terá duas etapas na América do Sul. Além do Brasil (outubro), o Rip Curl Search será na província de Arica (CHI), no dia 20. Bruno Santos foi convidado para a seletiva em El Gringo.

MUNDIAL DE KITESURFE
Bruna Kajiya ficou com o vice na terceira etapa do Mundial em Marsala (ITA). Ela perdeu a liderança do torneio para Gisela Pulido. No masculino, Aaron Hadlow faturou.

BIG WAVE
Foi aberta a janela do Red Bull Big Wave 2007, em Dungeons (AFS). A espera vai até 31 de agosto, e Carlos Burle está na lista de convidados.

sarli@trip.com.br


Texto Anterior: Atletismo: Sul-americano começa hoje, em São Paulo
Próximo Texto: O que ver na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.