São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUTEBOL
Lista elaborada pelo Clube dos 13 para a 2ª divisão tem 19 "penetras"
Virada de mesa poderá favorecer 23 convidados

JOSÉ ALBERTO BOMBIG
DA REPORTAGEM LOCAL

O Clube dos 13 está convidando 19 times que não fazem parte da segunda divisão do Nacional para a disputa do módulo amarelo da Copa João Havelange, que substituirá o Brasileiro-2000.
O módulo amarelo é a segunda divisão da Copa, organizada e controlada pelo Clube dos 13, a associação que reúne os 20 maiores clubes do Brasil.
Se a lista divulgada ontem pela associação se confirmar, a virada de mesa no Nacional deste ano será recorde, com 23 times ocupando vagas às quais não têm direito.
De acordo com a assessoria do Clube dos 13, a lista não é oficial. No entanto, segundo a Folha apurou, ela é a base para os convites que estão sendo feitos para o módulo amarelo da Copa.
A tabela do novo campeonato, que começa dia 29 próximo e terá mais de cem times, deve ser divulgada oficialmente na próxima terça, em São Paulo.
No módulo azul, a elite da competição, estão 24 clubes, entre eles Bahia, Fluminense, América-MG e Juventude, os quatro da segunda divisão do Brasileiro.
Na lista de convidados do Clube dos 13 para o módulo amarelo a maior surpresa foi a ausência da Tuna Luso, time do Pará que disputou a segunda divisão do Brasileiro no ano passado.
A Tuna foi um dos seis rebaixados em 99. No entanto, os outros cinco times -União São João, Criciúma, Paysandu, América-RN e Desportiva- estão entre os convidados da associação.
Já o Bandeirante-DF, que nunca disputou um Nacional, em qualquer divisão, faz parte da lista de convidados do Clube dos 13.
O Bandeirante substituiria o Gama como representante do DF.
No último domingo, o Bandeirante, contrariando determinação da Justiça, se recusou a disputar o segundo jogo da final do Brasiliense contra o Gama, inimigo da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e do Clube dos 13.
O Gama entrou, por meio de terceiros, na Justiça comum, no final de 1999, contra seu rebaixamento à segunda divisão.
Com isso, a CBF foi obrigada, contra sua vontade, a incluir o clube na Série A. No entanto, uma punição da Fifa suspendeu o Gama de todas as competições e proibiu os demais clubes de jogarem contra ele.
A CBF, então, declarou-se impedida de realizar o Campeonato Brasileiro-2000, pois se disse sob duas decisões conflitantes.
O Bandeirante teria sido agraciado com o convite como retribuição por não ter aceitado jogar contra o Gama.
Além do Bandeirante, equipes como Americano-RJ, América-RJ, Nacional e Bangu, que disputavam a terceira divisão do Campeonato Brasileiro, estarão no módulo amarelo da Copa João Havelange. Os quatro times têm fortes "padrinhos" políticos.
"Se essa injustiça se confirmar, vamos atrás dos nossos direitos. A Tuna Luso não pode ficar sem vaga. Vamos até à Justiça", disse ontem Lírio Gonçalves, presidente da Tuna Luso.
Do Pará, a lista do Clube dos 13 para o módulo amarelo tem Paysandu e Remo.
Pela fórmula de disputa da Copa João Havelange, três times do módulo amarelo se classificarão para a fase final da competição, junto com 12 times da elite e um da terceira divisão (módulos verde e branco).
Entre os times que serão convidados para a competição estão Botafogo-SP e Paraná, que foram rebaixados da primeira divisão no ano passado.
O time paulista, no entanto, ainda não desistiu de disputar o módulo azul da Copa João Havelange. Ontem, o presidente do Botafogo-SP, Ricardo Cristiano Ribeiro, esteve em Brasília, buscando apoio político para a causa do clube de Ribeirão Preto.
Amanhã, o Clube Brasil, associação que representa 15 times da segunda divisão do Nacional se reúne para decidir se aceita o convite e, consequentemente, as condições impostas pelo Clube dos 13 aos participantes do novo campeonato da associação.


Texto Anterior: Rádio Mitre - de Havana: Maradona critica escolha de sede
Próximo Texto: Torneio pode sofrer um novo inchaço
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.