São Paulo, sábado, 07 de julho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS

Justine Henin disputa sua 1ª final de um Grand Slam contra Venus Williams

Novata pega atual campeã na decisão de Wimbledon

DA REDAÇÃO

Depois de eliminar Jenifer Capriati nas semifinais, Justine Henin entra em quadra hoje para tentar ser a protagonista de mais uma surpresa no Torneio de Wimbledon. A belga enfrenta outra norte-americana, Venus Williams, na final da competição.
"Se ganhei de Capriati, também posso superar Venus Williams. Terei minhas oportunidades de ganhar o título e acredito em meu jogo", afirmou Henin, 19, que chega a sua primeira decisão de um torneio de Grand Slam.
No ano passado, enquanto sua adversária de hoje comemorou o título na grama inglesa, Henin foi eliminada pela espanhola Arantxa Sánchez na primeira rodada.
As tenistas vivem situações distintas. Enquanto Henin tenta se firmar no circuito, Venus, 21, corre atrás de marcas.
A norte-americana quer fazer história e converter-se na primeira jogadora negra, depois de sua compatriota Althea Gibson, vencedora de 1958 e 59, a conseguir o bicampeonato em Wimbledon.
"A cada partida sou capaz de aumentar o nível do meu jogo", afirmou Venus após bater sua compatriota Lindsay Davenport em uma das semifinais.
"Não quero voltar para casa com um troféu pequeno. Quero a bandeja de prata [entregue à campeã". É maravilhoso ganhar aqui. Conseguir isso mais uma vez será sensacional", completou.
As rivais de hoje se enfrentaram apenas uma vez, nas oitavas-de-final do Torneio de Berlim, na Alemanha, este ano. Em quadra de saibro, Henin venceu por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/ 4).
Apesar disso, Henin precisará de muito mais que um bom retrospecto para derrotar sua adversária hoje. A mais velha das irmãs Williams tem mostrado um jogo quase perfeito na grama inglesa -até agora perdeu apenas um set em seis partidas.
Henin não teve um desempenho tão bom quanto sua rival no torneio deste ano - já perdeu três sets em Wimbledon.
No aspecto físico, há grande diferença entre as duas. Venus mede 1,85 m e pesa 72 kg. Henin é -aparentemente- mais frágil, com 1,67 m e 67 kg. Apesar da superioridade física, Venus não desdenha a adversária da decisão.
"Minha mãe me ensinou que nunca devo subestimar ninguém. Seguirei esse conselho", disse.
De fato, a qualidade da belga em jogos disputados na grama é indiscutível. Depois de conquistar o título de Hertogenbosch, na Holanda, este ano, há três semanas, a belga tem mostrado um jogo consistente nesse tipo de piso.
A chegada de Henin à decisão mostra o bom momento do tênis belga. Este ano, Kim Clijsters chegou à final de Roland Garros -foi derrotada por Capriati.


Com agências internacionais

NA TV - PSN, ao vivo, às 10h




Texto Anterior: Olimpíada: Samaranch chega para sua última assembléia no COI
Próximo Texto: No masculino, vitória de Rafter favorece Guga
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.