São Paulo, sábado, 07 de julho de 2001

Texto Anterior | Índice

Antes do buraco, São Bernardo viveu glórias

DA REPORTAGEM LOCAL

O "pior time do mundo" já teve dias de glória e passa bem longe do clube de performance miserável e que nem lugar para treinar tem. O atual São Bernardo é uma fusão de dois clubes da cidade do ABC -um com o mesmo nome, fundado em 1928, e o Aliança.
Enquanto o primeiro nunca chegou perto, o segundo esteve próximo da elite. Em 1976, o Aliança perdeu para o XV de Jaú e viu ruir a chance de chegar à divisão principal do Paulista.
A fusão aconteceu em 1982. Nos anos seguintes, o time teve bons resultados na segunda divisão -em 1986, ficou em terceiro no quadrangular que levou Bandeirante e Noroeste à elite.
Não bastasse a decadência pelos próprios resultados, o São Bernardo ainda enfrenta a concorrência do Palestra, rival da própria cidade, que disputa a quarta divisão do futebol paulista.
Se não tem ajuda oficial da prefeitura, o São Bernardo pode escolher o campo em que vai treinar ou jogar, ambos municipais. Geralmente, joga no 1º de Maio, que comporta mais de 10 mil torcedores, mas dificilmente atrai mais de 30 pessoas. (FV e PC)



Texto Anterior: Terreno doado mantém futebol
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.