UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Votação secreta inicia processo que vai até 2005

DA REPORTAGEM LOCAL

A representante brasileira na disputa pela Olimpíada-2012 será definida em votação secreta, que começa às 10h de hoje, na sede do BNDES, no Rio.
Não será permitida a distribuição de materiais promocionais, bem como fixar pôsteres, faixas e materiais de divulgação no exterior do prédio.
Depois de iniciada a assembléia, não haverá intervalos até o fim da eleição e a assinatura do contrato entre a cidade-aspirante e o COB e a da carta de registro de candidatura que será enviada ao COI.
O Rio, conforme sorteio, será a primeira a se apresentar. Cada uma terá 60 minutos, sem a presença de representantes do município rival no auditório.
Após as apresentações, haverá o voto secreto dos 34 membros votantes da Assembléia do COB. São 29 presidentes de confederações esportivas, que não poderão ser representados, e mais cinco integrantes do Comitê Executivo da entidade.
Por decisão pessoal, o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, e João Havelange, membro do conselho, preferiram se abster da votação.
Caso aconteça o empate, mais duas rodadas de votação serão realizadas. Se, mesmo assim, persistir a igualdade, a decisão final será tomada pelo Comitê Executivo, formado pelo vice-presidente do COB, André Richer, pelo membro da Comissão Jurídica, Carlos Osório de Almeida, e mais três coordenadores da entidade.
Em 15 de julho, o COB inscreverá no COI a cidade brasileira aspirante aos Jogos. Esta terá até 15 de janeiro de 2004 para responder questionário da entidade. Em junho, o COI anuncia as quatro ou cinco cidades que prosseguem na disputa.
Essas terão até 15 de novembro de 2004 para encaminhar seus dossiês de candidatura. Entre fevereiro e março do ano seguinte, as candidatas receberão visita de inspeção.
Em maio de 2005, o COI envia os relatórios de avaliação aos membros de sua assembléia e anuncia as cidades que irão à votação, que ocorrerá finalmente em 6 de julho, em Cingapura. (EO E JCA)


Texto Anterior: Debate olímpico chega à esfera eleitoral-partidária
Próximo Texto: Quem vota
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.