UOL


São Paulo, segunda-feira, 07 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRL

Estratégia ousada e pneus velhos dão vitória no GP do Kansas a Bryan Herta

Batida tira Giaffone da temporada

DA REPORTAGEM LOCAL

Felipe Giaffone, 28, sofreu um sério acidente ontem no GP de Kansas e deve ficar afastado das pistas até o final desta temporada.
O piloto da Mo Nunn envolveu-se numa batida com Dan Wheldon na 56ª volta, na Curva 2.
Fraturou o fêmur direito, a bacia e uma vértebra e foi levado de helicóptero para o KU Medical Center. Wheldon nada sofreu.
Já no hospital, Giaffone pediu para olhar os exames de raio-x. E, mesmo com os sedativos, reclamava de muita dor nas pernas.
Hoje, ele será transferido para Indianápolis, onde será operado.
Este é o segundo acidente grave em um mês que envolve um brasileiro. Em junho, Airton Daré bateu durante os treinos para uma prova no Texas. Quebrou o braço, a mão, a perna e o pé. A previsão é de que ele volte em dois meses.
Na corrida, uma estratégia ousada e um jogo de pneus velhos deram a vitória a Bryan Herta.
Contratado para o lugar de Dario Franchitti, que passou por uma cirurgia nas costas, na Andretti-Green, Herta, 33, conquistou seu primeiro triunfo na IRL em três provas disputadas.
A dupla da Penske, Hélio Castro Neves e Gil de Ferran, terminou em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Tony Kanaan, companheiro de equipe de Herta, foi o quarto colocado ontem.
Com esse resultado, as posições no campeonato foram mantidas. Kanaan continua em primeiro, com 279 pontos. Scott Dixon, sexto ontem, é o segundo, com 248, um à frente de Castro Neves.
Enquanto a maioria dos pilotos preferiu fazer quatro ou cinco paradas, Herta e Castro Neves apostaram em apenas três pits.
Além disso, o americano fez outra aposta ousada para ficar à frente. "Nós decidimos não trocar os pneus na segunda parada para ganhar tempo", afirmou.
Com 34 voltas para o fim da corrida, Herta já era o quarto colocado, seguido pelo brasileiro. Daí para a frente foi só uma questão de administrar a vantagem para Castro Neves, já que os pilotos que estavam à sua frente iam parando para fazer seus pit stops.
A cinco voltas do final, Herta assumiu a liderança de Kanaan, que parou para seu quarto pit.
"É incrível sair do Kansas com um segundo lugar", disse Castro Neves. "Com dois terços de corrida tive um problema na caixa de câmbio e perdi a quinta e a sexta marcha", completou o piloto.
A próxima corrida da IRL será realizada daqui a duas semanas, com o GP de Nashville.



Texto Anterior: Indy: Bourdais vence terceira no ano em Cleveland
Próximo Texto: Panorâmica - Ginástica artística: Andrea Raducan, enfim, aposenta-se
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.