São Paulo, sexta-feira, 07 de julho de 2006

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Juca Kfouri

Futebol de popstars

Os Ronaldos estão para o futebol como Michael Jackson para o showbiz

O FUTEBOL mudou.
Se foi para melhor ou para pior, é o que menos importa. Importa que mudou, e é com esta nova realidade que teremos de conviver. Quem joga futebol de primeira linha não é mais simplesmente um atleta.
É celebridade, popstar. Os Ronaldos, por exemplo, além de um bom nome para um conjunto de rock, estão para o futebol assim como Michael Jackson está para o showbiz.
Antes de mais nada, a cabeça de cada um está voltada para o seu próprio umbigo. O coletivo vem depois, quando vem. Interessa, em primeiro lugar, o patrocinador, o anunciante, porque, por maior que seja o salário pago pelos clubes, a maior fonte de renda vem dos anúncios.
O melhor exemplo é o Real Madrid, cada vez menos um clube esportivo, cada vez mais uma agência que põe suas estrelas a serviço da economia globalizada. Perder um campeonato é ruim muito menos pela tristeza da derrota do que pelos prejuízos à imagem dos garotos-propaganda, que não têm pudor de emprestá-la nem mesmo para fazer campanhas de bebidas alcoólicas.
A seleção brasileira nesta Copa foi claramente atingida por este novo estado de coisas. Uma espécie de sucursal do Real Madrid (Roberto Carlos, Ronaldo, Robinho, Cicinho), a CBF virou grife menor, e como sabia que o hexa não era mesmo para o seu bico (não foram poucos os jogadores e membros da comissão técnica que, em particular, reconheciam tal impossibilidade) em gramados europeus -onde a Nike manda menos e está fora da decisão-, tratou de incentivar recordes pessoais, como os de Cafu e Ronaldo.
Razão pela qual até faz sentido a entrega apática diante dos franceses. Que, é claro, também tem seus popstars, além de, como disse Henry, terem melhor formação cultural e, certamente, vínculos mais estreitos com seus países e seus torcedores, pela proximidade, impossível aos nossos, da convivência.
Assim como Luxemburgo sucumbiu diante desta nova realidade no Real Madrid, Parreira não a entendeu como líder de celebridades milionárias.


blogdojuca@uol.com.br

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