São Paulo, sábado, 07 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 40 anos, Brasil volta à semi de Wimbledon, com Sá e Melo

Dupla, que tem recorde de jogo com mais games, repete Maria Esther Bueno

DA REPORTAGEM LOCAL

André Sá e Marcelo Melo voltaram a fazer história em Wimbledon. Ao bater Daniel Nestor e Mark Knowles, eles se tornaram os primeiros brasileiros, desde Maria Esther Bueno, nos anos 60, a avançar às semifinais do Grand Slam inglês.
Três vezes campeã em simples e cinco em duplas, a brasileira foi finalista em duplas e duplas mistas pela última vez em Wimbledon em 1967.
Depois de Maria Esther Bueno, os melhores resultados do Brasil no mais tradicional torneio de tênis foram as quartas-de-final de Gustavo Kuerten, em 1999, e de Sá, em 2002.
Sá, 30, e Melo, 23, tentam hoje uma vaga na decisão contra os franceses Arnaud Clement e Michael Llodra, dupla cabeça-de-chave número 10.
Os brasileiros, que não aparecem na lista de favoritos, já haviam ganho grande destaque nesta semana ao protagonizarem a queda de dois recordes.
Eles venceram a partida com mais games (102) e com mais games no quinto set (54) na história de Wimbledon. As vítimas, após cinco horas e 58 minutos, foram o australiano Paul Hanley e o zimbabuano Kevin Ullyett, que formavam a dupla cabeça-de-chave número 6.
A parceria vencida ontem era ainda mais conceituada.
O canadense Daniel Nestor e o bahamense Mark Knowles ocupam, ambos, a quinta posição no ranking de duplas -Sá é o 50º, e Melo, o 52º.
Além disso, os rivais estavam embalados. Venceram Roland Garros e o Torneio de Londres no mês passado e buscavam em Wimbledon o último título de Grand Slam da dupla.
Já Melo e Sá formaram a parceria em julho de 2006 e têm no currículo um único título de primeira linha, o do Torneio de Estoril, em maio, no saibro.
Além disso, após a vitória histórica na segunda rodada, eles tiveram outra partida em cinco sets. No total, eles disputaram 213 games em seus três primeiros jogos em Wimbledon.
Como comparação, o suíço Roger Federer precisou de apenas 84 games para superar as três primeiras rodadas.
Ontem, porém, Sá e Melo precisaram só de três sets para bater Knowles/Nestor por 6/4, 6/3 e 6/4 e voltar a fazer história na grama de Wimbledon.


Texto Anterior: No ponto: Vampeta tem aval do técnico
Próximo Texto: Feminino vê "pior" decisão desde 1975
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.