São Paulo, segunda, 7 de julho de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CORTADA
Grande vitória

CIDA SANTOS
A Itália volta ao degrau mais alto do pódio com o brasileiro Bebeto de Freitas.
Uma grande vitória de um grande técnico, que, preterido no seu país, mostrou coragem para um desafio nada fácil: substituir Julio Velasco, o homem que fez da Itália uma potência mundial no vôlei.
Com um time renovado, Bebeto estreou com título e garantiu outra conquista: maior tranquilidade para trabalhar.
Vale lembrar que no ano passado a Itália perdeu para a Holanda nas finais da Liga Mundial e da Olimpíada.
Na Liga-97, mesmo com apenas quatro jogadores do grupo que foi a Atlanta, o time chegou ao título. Mais: Giani, capitão e principal jogador, voltou a sentir uma contusão no joelho e não jogou a final.
Uma surpresa na decisão foi a facilidade com que os italianos ganharam. Os cubanos, favoritos e donos da melhor campanha, mostraram mais uma vez vocação para vices.
O que chama a atenção é como Cuba não consegue vencer a Itália. Só nessa última semana, foram duas derrotas. No retropecto da Liga, foi a quarta derrota em finais com os italianos.
Já o Brasil teve um dia de glória em Moscou: a vitória por 3 a 0 sobre a Holanda. Nesse jogo, a seleção provou que o saque é uma arma mortal no vôlei e demoliu os holandeses.
O time fez dez pontos diretos de saque e outros tantos graças às falhas da recepção adversária. Nas outras partidas, o saque não funcionou e faltou velocidade. Resultado: três derrotas por 3 a 0.
A seleção tem uma geração talentosa. Giba, por exemplo, deixou o posto de líbero e surpreendeu, substituindo Carlão.
Essas partidas também mostraram que o Brasil ainda precisa remar muito para chegar no nível das grandes seleções.
Para isso, é preciso somar e não subtrair: ainda não dá para dispensar jogadores como Marcelo Negrão ou Maurício.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.