São Paulo, sexta-feira, 07 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

bicão

Com Corinthians, FPF ressuscita sua arena da Copa-14

Clube protocola pedido na federação paulista para herdar projeto de construção de estádio alternativo ao Morumbi

Presidente da entidade, Marco Polo Del Nero marca reunião para discutir tema e afirma que "não há mal" em atender os corintianos

RICARDO PERRONE
DO PAINEL FC

EDUARDO ARRUDA
DA REPORTAGEM LOCAL

Impulsionado pela federação paulista, o Corinthians tenta atravessar o caminho do Morumbi na candidatura à Copa de 2014. O clube protocolou na entidade, anteontem, pedido para herdar o projeto de construção de um estádio alternativo à arena são-paulina.
A iniciativa dá novo fôlego a antigo sonho da FPF e acirra a rivalidade entre os dois clubes. Marco Polo Del Nero já deu sinal verde para a idéia. E marcou reunião de diretoria, na segunda, para tratar do assunto.
A arena seria para 65 mil pessoas, atendendo à exigência da Fifa para a abertura do Mundial, postulada pelo Morumbi.
Transferir o plano para os corintianos significa repassar investidores que a entidade diz ter. A obra não traria custos para o clube. "Tínhamos um plano B para o caso de o Morumbi não ser aprovado. Como o estádio do São Paulo já está bem encaminhado com a Fifa, deixaríamos esse projeto de lado", disse o presidente da FPF.
Segundo ele, partiu do Corinthians a iniciativa. "Não vejo mal nenhum em atendê-los", completou o cartola. Alguns dirigentes do clube disseram que a idéia foi de Del Nero.
O cartola afirma ter três investidores acertados e que já foram consultados sobre os planos corintianos. O terreno preferido fica próximo da marginal Tietê, perto da ponte da Casa Verde, abriga um campo de beisebol e é da prefeitura.
"Agora não há chances de cedermos esse terreno. Vamos comemorar o centenário da imigração japonesa e não faz sentido tirar uma área que pode ser bem aproveitada por essa comunidade", disse Walter Feldman, secretário municipal de Esportes, Lazer e Recreação.
A dificuldade em encontrar um terreno próximo do centro da capital e o fato de a Justiça ter decretado a prisão de Boris Berezovski, que tinha interesse em colocar dinheiro no projeto, fortaleceram o Morumbi.
A falta de um clube associado ao estádio da federação também pesava contra. Com o Corinthians, a FPF acena aos investidores com a garantia de boa ocupação depois da Copa.
A entrada dos corintianos também evita atrito maior da entidade com o São Paulo. O ex-vice do Corinthians Fran Papaiordanou iniciou as conversas com Del Nero.
Na carta, os corintianos afirmam que o plano B para a Copa de 2014 é o mais saudável. "A escolha do Morumbi seria um retrocesso para a cidade. Na Copa de 1950 o Pacaembu era mais novo do que o Morumbi é hoje", disse Antonio Roque Citadini, presidente do Conselho de Orientação do clube. "Precisamos acabar com o projeto jeca do São Paulo", alfinetou.


Texto Anterior: Painel FC
Próximo Texto: Comissão dá 6 razões para tirar Dualib
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.