São Paulo, domingo, 07 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tênis legaliza conversa entre técnico e atleta

Entre as mudanças anunciadas para 2009, treinadores entrarão em quadra com microfones para que orientações sejam ouvidas

DA REPORTAGEM LOCAL

Jelena Jankovic e Serena Williams decidiriam ontem o Aberto dos EUA, após o fechamento desta edição, sem ajuda oficial de seus técnicos.
Mas essa situação vai mudar no ano que vem, pelo menos nos torneios organizados pela WTA (Associação das Mulheres Tenistas), o que não é o caso dos eventos do Grand Slam.
A entidade que administra o circuito feminino aprovou uma mudança na regra e vai permitir a comunicação entre tenista e técnico durante os jogos.
Atualmente, como é proibida, as trocas de mensagens são feitas de maneira velada.
Para encontrar suas jogadoras em quadra, os técnicos terão que concordar em usar um microfone para que suas orientações sejam ouvidas pela TV.
"É um assunto polêmico", afirmou o CEO da WTA, Larry Scott. A principal crítica que se faz à medida é que nem todas as tenistas conseguem viajar acompanhadas pelo técnico.
"Mas acho que este é um passo que mostra o comprometimento de nossas atletas e do nosso esporte com as inovações, em ser o mais agradável possível aos torcedores e à TV sem alterar os fundamentos do tênis", completou o dirigente.
Os técnicos terão permissão de conversar com suas tenistas uma vez a cada set. Eles também poderão ir à quadra quando a adversária solicitar atendimento médico. A intenção da WTA é diminuir os desnecessários pedidos de intervalo.
Scott também anunciou outras mudanças, como o aumento do período de férias, que passa de sete para nove semanas.
O extenso calendário do circuito é uma das mais freqüentes reclamações das tenistas, que esperam com a medida diminuir o número de lesões.
Mesmo com um calendário mais curto, a premiação vai aumentar, passando de US$ 71 milhões nesta temporada para US$ 85 milhões na próxima.
Mas a WTA também procurou proteger seus interesses com as mudanças anunciadas.
A top ten que não comparecer a um dos nove principais torneios do circuito será suspensa. Mas não será difícil evitar essa punição: a tenista terá apenas que participar da promoção do evento.
Duas das principais tenistas do circuito, as irmãs Venus e Serena Williams não disputam o Torneio de Indian Wells desde 2001, quando foram vaiadas após a desistência de Venus na semifinal contra Serena.
As mudanças foram anunciadas durante o Aberto do EUA, cuja final masculina está marcada para hoje, pouco depois de ATP anunciar que seu CEO, Etienne de Villiers, deixará o cargo no fim do ano. Scott diz não estar interessado em substituí-lo, mas acha inevitável que as organizações dos dois circuitos se aproximem.


Com agências internacionais
NA TV- Final masculina
ESPN e Sportv 2, ao vivo, às 17h30


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Paraolimpíada: Grandiosa, abertura tem 148 delegações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.