São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Olimpíada espera Copa e Vasco

Comitê quer que São Januário sedie o rúgbi, e estádios de 2014, o futebol

MARIANA LAJOLO
ENVIADA ESPECIAL AO RIO

A organização da Olimpíada de 2016 espera pela Copa- -14 e pelo Vasco para fechar o mapa de arenas esportivas.
No caso do futebol, a demora na definição não será um problema. A Olimpíada utilizará as arenas escolhidas para receber as partidas do Mundial de 2014.
As sedes dos torneios masculino e feminino de 2016 são Rio, Salvador, Brasília, Belo Horizonte e São Paulo.
"Os estádios estarão prontos, com toda a infraestrutura, inclusive no entorno. Será mais barato para a gente", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do comitê organizador da Rio-2016.
São Paulo pleiteia receber a abertura da Copa, em arena que será erguida pelo Corinthians em Itaquera. Na Bahia, a Fonte Nova foi implodida para a obra da nova sede. Rio, Brasília e Belo Horizonte farão reformas, respectivamente, no Macaranã, no estádio Mané Garrincha e no Mineirão -a mais drástica será no Distrito Federal.
Já rúgbi e golfe, que estreiam no programa olímpico em 2016, ainda não têm os locais das arenas definidos.
O comitê organizador quer usar o estádio de São Januário para a disputa do rúgbi.
Em julho, Roberto Dinamite, presidente do Vasco, assinou contrato para ceder seu campo. Mas, segundo os organizadores dos Jogos-2016, ainda falta a aprovação do Conselho Deliberativo.
Nuzman deu prazo até o fim de outubro para os vascaínos definirem a situação. Caso o conselho negue, buscará nova sede. "Estão nos cobrando", declarou ele.
A prefeitura também precisa assinar documento autorizando a utilização do local devido ao uso do entorno.
O Comitê Olímpico Internacional fará visita técnica ao Rio em dezembro. Até lá, o local da arena de rúgbi deverá ter sido escolhido.
A construção do campo de golfe dos Jogos de 2016, por sua vez, ainda está indefinida. Nenhuma das arenas da cidade estaria apta para receber o torneio olímpico.
Segundo a assessoria do comitê, a administração municipal estaria disposta a construir um campo público.
A Prefeitura do Rio, entretanto, por meio de sua assessoria de imprensa, diz que desconhece projeto para a criação da instalação.


Texto Anterior: CBF pagará sozinha indenização à TVA
Próximo Texto: Hipismo classifica Brasil para Londres
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.