São Paulo, quinta-feira, 07 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Justiça deve definir venda do Liverpool

Clube anuncia negócio com grupo dos EUA, mas donos tentam vetá-lo

DE SÃO PAULO

A crise técnica enfrentada pelo maior campeão inglês da história -ao lado do Manchester United- é o menor dos problemas do Liverpool.
O time, que só venceu um dos sete jogos que fez na atual edição do Campeonato Inglês e está na zona de rebaixamento, vive um conflito entre seus donos e a diretoria e, provavelmente, terá seu futuro decidido na Justiça.
Ontem, o conselho que gere o Liverpool aceitou uma proposta de 300 milhões de libras (cerca de R$ 802 milhões) para vender o clube ao grupo norte-americano New England Sports Ventures (NESV), que controla o time de beisebol Boston Red Sox.
Só que os atuais proprietários, os empresários Tom Hicks e George Gillett, não querem completar o negócio.
A dupla, que adquiriu a equipe 18 vezes campeã nacional há três anos por 218,9 milhões de libras, esperava uma proposta maior pelo clube, que enfrenta graves problemas financeiros e está à venda desde abril.
Segundo reportagem do jornal "Guardian", 200 milhões de libras irão para o Royal Bank of Scotland. O Liverpool tem um prazo de dez dias para quitar ou renegociar a dívida com seu maior credor. Se o débito não for sanado, o banco assumirá o controle do time e poderá vendê-lo por qualquer valor.
As outras cem milhões de libras serão divididas entre o pagamento de dívidas menores e os custos do plano do novo estádio de Anfield.
Para evitar a venda, Hicks e Gillet tentarem derrubar o diretor-executivo do time, Christian Purslow, e o diretor comercial, Ian Ayre. O caso está sob análise na Justiça.
Os dois diretores, os proprietários e o presidente, Martin Broughton, formam o conselho encarregado de encontrar um comprador.
"Além de remover nossos débitos, esta oferta nos permite pensar em investir no time. Só fico desapontado que os donos tenham tentado de tudo para impedir o negócio e que tenhamos que esperar procedimentos legais para completar a venda", declarou Broughton.
A Premier League anunciou que foi notificada pelo Liverpool sobre a intenção de mudar de dono. O processo de transferência deve estar concluído amanhã. Restará então a briga judicial.


Texto Anterior: Presidente rebate críticas de Zico
Próximo Texto: Consórcio tirou Red Sox da "fila" na MLB
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.