São Paulo, quarta, 7 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TÊNIS
Depois de conquistar seu 3º título, brasileiro derrota o 92º do mundo em Palermo
Embalado, Kuerten vence em estréia

da Reportagem Local

Embalado com a conquista de seu terceiro título, o tenista Gustavo Kuerten teve êxito em sua estréia ontem no Torneio de Palermo, no sul da Itália.
O brasileiro, 24º do mundo, derrotou Guillermo Cañas, da Argentina, 92º, por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 6/ 2), em uma hora e 28 minutos.
Kuerten volta à quadra amanhã, pela segunda rodada, contra o espanhol Fernando Vicente, 62º da ATP. Na única vez que se defrontaram, em maio, em Roma, o catarinense venceu por 2 sets a 0.
Com o resultado na estréia de ontem, ele soma seis vitórias consecutivas em partidas válidas pelo circuito da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais).
Sofreu a última derrota em 2 de setembro contra o sul-africano David Nainkin, na segunda rodada do Aberto dos EUA, um dos quatro mais importantes do mundo. Foi também sua pior derrota no ano (Naikin era o 188º do ranking).
Depois do Aberto dos EUA (quadra rápida), retornou ao Brasil e defendeu a seleção nacional contra a Romênia (3 a 0) na Copa Davis.
No último domingo, já pela ATP, conquistou o título do Torneio de Mallorca, na Espanha, derrotando na final Carlos Moyá (quarto do ranking). A exemplo de Mallorca, o torneio italiano é disputado em quadra de saibro (terra batida).
Em 24 torneios neste ano, o brasileiro contabiliza 40 vitórias e 22 derrotas. Destas vitórias, 25 (62%) foram obtidas no saibro, contra 9 derrotas neste piso. Seus três títulos foram no saibro: Roland Garros (97), Stuttgart (em julho) e, por último, Mallorca.
Em 97, Kuerten encerrou sua temporada com 70 jogos (somados exibição e Davis), com 44 vitórias (62%) e 26 derrotas (38%).
²
Sossego Ontem, o brasileiro se impôs no primeiro set: quebrou o saque do argentino Cañas no primeiro game e não teve seu serviço ameaçado para fechar em 6/3.
No segundo set, deu chance para que o rival quebrar por três vezes seu saque -conseguiu devolver duas quebras- para fechar o set.
"Dei uma desconcentrada", disse o brasileiro após a partida, explicando a queda de rendimento.
Na decisão, abriu vantagem de 4 a 0 para fechar o set sem sobressaltos em 6 a 2.
Pela vitória, Kuerten obteve 20 pontos no ranking -embora nesta semana defenda 51, referente à participação em Viena, em 97.
O Torneio de Palermo tem premiação total de US$ 340 mil e dá 150 pontos no ranking ao campeão (excluídos os bônus).
Campeão em 97, o espanhol Alberto Berasategui (16º do mundo) foi eliminado logo na estréia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.